Idioma:

  • Cuidar da saúde é um compromisso inadiável com você mesmo

    DATA: 19/01/2024

    Publicado por: Horiens

    A saúde, afinal, é o que nos faz ter disposição para viver bem e correr atrás dos nossos sonhos, não é mesmo? Confira se você está cuidando de todos os aspectos importantes para manter a sua saúde em dia!

    Estamos iniciando um novo ano, um momento simbólico de renovar planos, se desafiar a chegar mais longe e, o mais importante, realizar. Dar o primeiro passo para conquistar mais bem-estar ou continuar a trilha já iniciada é determinante para o seu presente e o seu futuro, por isso estamos trazendo informações essenciais para ajudar você nesta jornada.

     

    Mas para começar, o que significa ter saúde?

    Muito além da ausência de doenças, quando falamos de saúde é importante considerar um conceito mais amplo, também conhecido como saúde integral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde, já em 1946, como um estado completo de bem-estar físico, mental e social, o que está intimamente ligado à qualidade de vida e bem-estar.

     

    Conscientize-se sobre o valor da prevenção

    Prevenir é melhor do que remediar. Agir hoje é usufruir de bem-estar amanhã e não há segredo para conseguir chegar lá! Basta recomeçar diariamente e não desistir quando o dia não sair como planejado. Tome uma decisão a favor de sua saúde, com disciplina, e não tenha pressa, lembre-se que é preciso constância para ter resultados.

     

     

    Olho vivo em 5 atitudes essenciais para sua saúde:

     

    1. Alimente-se de forma consciente
    Reduza ao máximo bebidas alcoólicas e alimentos processados, como refrigerantes, salgadinhos, biscoitos, entre outros. Estes tipos de alimentos estão associados a uma série de doenças, como as cardíacas e o câncer. Tenha como base da alimentação a comida de verdade, como carnes e peixes frescos, ovos, grãos e leguminosas, frutas, verduras e legumes, azeites, ervas e especiarias.

     

    2. Faça exercícios físicos

    A prática de atividades aeróbicas e de treinos de resistência deve ocorrer por pelo menos 150 minutos por semana e no mínimo 3 vezes por semana. Além disso, reduza o sedentarismo ao longo do dia, fazendo intervalos na atividade sentada a cada 30 minutos. Procure inserir esportes entre seus hábitos de vida, pois é um tipo de atividade que traz benefícios para seu bem-estar físico, mental e social.

     

    3. Não subestime a saúde bucal

    Vá ao dentista duas vezes ao ano. No dia a dia, saiba que uma boa escovação não dura 30 segundos e sim cerca de 2 minutos e que o fio dental deve ser passado diariamente, adentrando no sulco gengival. Muitas doenças estão associadas à saúde bucal, como cardiopatias e diabetes, e ainda há estudos que apontam a relação da saúde bucal com outras enfermidades graves, portanto, atente-se a este pilar da saúde.

     

    4. Durma bem

    Passamos cerca de 1/3 da vida dormindo não à toa, afinal o sono reparador é um dos melhores remédios para a saúde, melhorando o sistema imunológico, a memória e muito mais. Para uma boa noite de sono, é importante ter uma rotina de dormir e acordar em horários semelhantes. Além disso, horas antes de dormir, desplugue-se de telas e evite alimentos estimulantes como café.

     

    5. Faça mais por sua saúde mental
    A depressão e a ansiedade são dois dos principais transtornos mentais da atualidade e afetam grande parte da população mundial, infelizmente de forma crescente. Sabe-se que a alimentação saudável e rica em antioxidantes, a prática regular de exercícios físicos e as conexões sociais são fundamentais para a saúde mental. Atenção: se perceber que algo não está bem, não hesite em consultar um médico o mais rápido possível.

     

    Assuma o protagonismo da sua saúde hoje mesmo e se mantenha firme neste propósito.

    Consulte seu médico e conheça os programas de prevenção oferecidos pelo seu plano de saúde.

     

    Desejamos um 2024 com saúde integral para você!

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    Alguma vez você teve a sensação de que o tempo é insuficiente para fazer tudo o que é importante...

    01 de Abril de 2024