Idioma:

  • Conselho de Curadores visita Baixo Sul e conhece Tecnologias Sociais do PDCIS

    DATA: 29/08/2023

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Exposição fez parte da visita do Conselho da Fundação Norberto Odebrecht aos projetos do Programa Social na região baiana

     

    Na última sexta-feira (25), membros do Conselho de Curadores da Fundação Norberto Odebrecht viveram uma verdadeira imersão nas Tecnologias Sociais que compõem o PDCIS, Programa Social criado em 2003 e coordenado pela instituição. Esta vivência aconteceu em uma exposição realizada durante a ida dos conselheiros a duas escolas rurais parceiras, a Casa Familiar Agroflorestal (CFAF) e a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), como parte da visita anual do Conselho ao Baixo Sul da Bahia.

    A exposição contou com stands explicativos sobre 10 práticas implementadas no âmbito do PDCIS para gerar transformação social em comunidades rurais – entre elas, destacam-se os Projetos Educativo-Produtivos (PEPs), a hidroponia, a meliponicultura e o Planejamento Integrado de Propriedade (PIP). Educadores, técnicos e os próprios adolescentes e agricultores apoiados participaram da exposição, apresentando o funcionamento das tecnologias e o impacto gerado a partir de sua implementação.

    “Nesta visita, tivemos um conhecimento aprofundado das Tecnologias Sociais do PDCIS. E foi emocionante vivenciar a aplicabilidade dessas práticas pelas equipes das instituições e o resultado disso tudo, materializado nas pessoas, que são os jovens beneficiados”, conta Ludmila Lavigne, responsável por Pessoas e Planejamento na OEC e membro do Conselho da Fundação. A conselheira fez questão de frisar também a importância de estimular o empoderamento feminino na zona rural, após ver o exemplo de resiliência e força de uma adolescente apoiada ao contar sobre como supera desafios de preconceito de gênero em Ações Multiplicadoras com agricultores de sua comunidade.

    Experiências

    Além da visita à exposição, que ajudou a ilustrar o potencial de impacto do PDCIS, os conselheiros tiveram a oportunidade de participar, na prática, da realização de uma destas tecnologias. Na Casa Familiar Rural de Igrapiúna, onde aconteceu a segunda etapa da visita, os presentes passaram por todas as etapas do beneficiamento do chocolate, desde o plantio, com a visita a pés de cacau, até a transformação do fruto em chocolate, a partir de uma oficina de produção artesanal na fábrica da escola, em uma demonstração do potencial do beneficiamento de produtos agrícolas para a geração de renda em comunidades rurais.

    Para Daniel Villar, membro do Conselho de Administração da Novonor S.A. e atual presidente do Conselho de Curadores da Fundação, as idas ao Baixo Sul sempre reservam momentos especiais. “Todas as vezes que visitamos as Casas Familiares, nós vivemos uma experiência única. Não tem como conversar com um jovem e não ver o brilho do olho pela motivação que eles possuem em aprender técnicas voltadas a suas realidades e aplicá-las em suas propriedades, melhorando não só a sua vida como toda sua comunidade”, enfatizou.

    Outra experiência aconteceu na chegada dos conselheiros à Bahia, ainda na quinta-feira (24): o jantar do qual os presentes participaram foi preparado por uma agricultora familiar atendida por outra instituição parceira do PDCIS, a Organização de Conservação da Terra (OCT). Elismaria Silva construiu o cardápio a partir do cacau e banana da terra que cultiva em sua propriedade; e pôde falar aos conselheiros sobre os benefícios que o PDCIS vem gerando em sua vida. Na oportunidade, os Conselheiros foram presenteados com um quadro comemorativo dos 20 anos de PDCIS criado pelo artista baiano Pita Paiva, produzido a partir de uma matriz entalhada em madeira com a técnica de xilogravura.

    Governança 

    Estudantes da CFR-I recepcionam o Conselho de Curadores

    Segundo Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação Norberto Odebrecht, o encontro reitera a governança participativa em torno da instituição a partir do contatodireto entre conselheiros, integrantes das instituições parceiras da Fundação e pessoas atendidas. Para ele, a visita traz oportunidades de aprendizado, conexão e alinhamento sobre a atuação e expansão do PDCIS. “Trazer o Conselho neste ano é ainda mais especial pois completamos 20 anos de Programa Social. É algo que ratifica o trabalho que vem sendo desenvolvido, pois os conselheiros contribuem com suas experiências e ainda aprendem com os beneficiários. Isso nos traz a certeza de que o PDCIS deve seguir como está seguindo e gerar cada vez mais impacto”, diz Fabio Wanderley.

    Alexandre Baltar, responsável por Sustentabilidade e ESG na OEC/Novonor e membro do Conselho, reforça as palavras de Fabio ao afirmar que o Programa é ESG na prática, e que merece ser ainda mais reconhecido e expandido. “Esse programa precisa ganhar escala para beneficiar um número ainda maior de pessoas, contribuindo para a verdadeira materialização do desenvolvimento sustentável, que é o que vemos aqui”, pontuou Baltar.

    Após o dia de visitas às duas Casas Familiares para conhecer as tecnologias e conceitos que compõem o PDCIS, os conselheiros se reuniram na cidade de Itacaré no dia seguinte, 26, para a realização da Reunião Ordinária do Conselho de Curadores. O encontro debateu os resultados alcançados no último trimestre pela equipe da Fundação Norberto Odebrecht e o planejamento de atividades para o restante de 2023, assim como deu início à construção das metas e objetivos para o Programa de Ação da instituição para o próximo ano.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024