Idioma:

  • Conselheiros e executivos da Odebrecht S.A. e da Fundação Odebrecht visitam Baixo Sul da Bahia

    DATA: 29/04/2019

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Ver de perto as transformações geradas pelo Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS). Foi com esse objetivo que membros do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, do Conselho de Administração e Diretoria da Odebrecht S.A., além de representantes do acionista Kieppe, visitaram o Baixo Sul da Bahia entre os dias 26 e 27 de abril.

    Visitantes em momento de interação com alunos das
    três Casas Familiares do Baixo Sul

    O encontro foi marcado pelo protagonismo dos beneficiários do PDCIS, que puderam dialogar sobre sua visão de mundo e como estão construindo um futuro no campo com mais qualidade de vida. A primeira parada foi na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), localizada no município baiano de Presidente Tancredo Neves. Além dos estudantes e corpo docente da CFR-PTN, alunos e educadores da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) também estiveram presentes.

    “Para nós, é gratificante ter contato com quem está diretamente nos apoiando. É uma forma de mostrar a nossa história e como a educação que recebemos na Casa Familiar é fundamental em nossas vidas”, comentou Carina dos Santos, aluna da CFR-I. Rita Cardoso, diretora da Cfaf, ressaltou o papel das Casas em fomentar nos estudantes o sentimento de pertencer e se orgulhar do campo. “Por meio do PDCIS, estamos contribuindo para transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida de jovens e suas famílias. Acreditamos que, a partir da educação, oportunizamos o desenvolvimento das comunidades, fortalecendo nossas raízes e a região”.

    Conselheiros e diretores reunidos no Escritório Odebrecht Salvado

    Após um bate-papo com os estudantes, o conselheiro da Fundação Odebrecht, Cláudio Pádua, destacou a formação pelo trabalho e para a vida. “Aqui encontrei jovens que aproveitaram a oportunidade recebida, são articulados, empoderados e estão fazendo a diferença ao compartilhar conhecimento”. Jorge Camargo, do Conselho da Odebrecht S.A., completou que considera as Casas Familiares como um projeto de educação profissionalizante de referência. “O nível dos educadores e gestores é diferenciado. São pessoas comprometidas e motivadas, em especial, para educar. O resultado não poderia ser diferente: jovens transformados”.

    Nova geração

    Na sequência, os visitantes conheceram o trabalho realizado pela Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) com agricultores familiares do Baixo Sul da Bahia e, em especial, interagiram com egressos das Casas Familiares que hoje são cooperados. “Para nós, a cooperativa representa uma certeza de que teremos para quem vender o que produzimos em nossas propriedades”, explicou Adilton do Nascimento, ex-aluno da CFR-PTN e associado da Coopatan. Ruy Sampaio, Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. e do Conselho de Curadores da Fundação, destacou: “já é possível observar uma nova geração de agricultores que está modificando o Baixo Sul da Bahia. Os propósitos estão sendo alcançados, novos desafios são apontados e isso só nos compromete a fazer ainda mais”.

    Daniel Villar, Responsável por Pessoas, Comunicação e Sustentabilidade na Odebrecht S.A., relembrou sua visita, há mais de dez anos, às ações apoiadas pela Fundação Odebrecht. “Naquela época, tive contato com jovens que ainda estavam em formação e agora os vejo como empresários rurais que estão empreendendo, produzindo e transformando suas realidades”.

    Em harmonia com o meio ambiente

    Ruy Sampaio recebe de Valdemar Jesus, aluno da CFR-PTN,
    kit com Banana da Terra Chips, mel e chocolate artesanal produzidos pelos jovens

    No Núcleo Papuã, localizado no município de Ibirapitanga (BA), as áreas de atuação da Organização de Conservação da Terra (OCT) foram apresentadas aos conselheiros. Eles conheceram Arival Mamédio, o “Seu Vavá”, agricultor que teve um Sistema Agroflorestal (SAF) implantado e uma nascente recuperada em sua propriedade, com o apoio da OCT. “Aprendi a agregar valor ao meu produto. Hoje, planto em harmonia com a natureza e não troco minha roça por nada”, relatou o produtor rural.

    De acordo com Luciano Guidolin, Diretor-Presidente da Odebrecht S.A. e membro do Conselho de Curadores da Fundação, ver mais uma vez de perto o compromisso com o desenvolvimento sustentável reforça a importância de investir no PDCIS. “Para quem está diariamente em atuação com os programas empresariais, é muito inspirador vivenciar a contribuição social do Grupo Odebrecht e ver na prática como isso impacta na vida de centenas de famílias”.

    Para Norberto Odebrecht Neto, representante do acionista Kieppe, o trabalho realizado pela Fundação mantém vivo o sonho do seu avô. “Acompanho há anos as ações da Fundação, mas não deixa de ser surpreendente conversar com os jovens. O papel multiplicador desses meninos e meninas é um ganho muito expressivo para a região. Vejo o legado de meu avô tendo continuidade”, salienta.

    Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação, destacou a importância dessa visita: “temos a certeza de que nossa contribuição viabiliza a construção de uma sociedade mais harmônica e igualitária. Em nome da equipe da Fundação Odebrecht, agradecemos a oportunidade de tão intensa troca e aprendizado com nossos conselheiros e demais convidados”.

    Conselheiros, lideranças das Casas Familiares e jovens trocam experiências e dialogam sobre o futuro

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    De acordo com o Relatório de Riscos Globais de 2024 do Fórum Econômico Mundial (FEM), a escassez de recursos...

    21 de Fevereiro de 2024