Idioma:

  • Mensagem da Kieppe | Mudança na macroestrutura da Odebrecht S.A.

    DATA: 18/12/2019

    Caras(os) integrantes,

    Na qualidade de Mandatário da Kieppe, empresa controladora da Odebrecht S.A., venho atualizar vocês sobre o momento vivido atualmente pelo nosso Grupo e sobre alterações na macroestrutura da Odebrecht S.A., deliberadas hoje, 16.12.2019, em reunião da Kieppe, em Salvador (BA).

    As negociações com os principais credores do Plano de Recuperação Judicial (“PRJ”) da Odebrecht S.A. e de outras 19 holdings não operacionais de sua estrutura societária avançaram construtivamente. Temos, portanto, a legítima expectativa de que a aprovação do plano ocorra nas próximas semanas.

    Com a esperada aprovação do plano e a sua posterior homologação pela Justiça, concluiremos um ciclo fundamental para a sobrevivência do Grupo Odebrecht, que alcançará estabilidade financeira mediante uma holding sem dívidas contraídas e sem garantias outorgadas para suas empresas operacionais. Estas empresas passarão a ter níveis de alavancagem e capacidade de amortização de dívidas compatíveis com seu potencial de geração de caixa e de resultados, sem necessidade de suporte do acionista controlador, seja por aportes ou por emissão de garantias financeiras.

    Neste novo contexto, cumpridas as etapas finais de aprovação do plano de recuperação judicial, a Odebrecht S.A. passará a se concentrar na importante fase de execução do plano a ser aprovado por seus credores, com foco nas prioridades alinhadas como direcionamento estratégico, e apresentadas no dia 13 de dezembro, no encontro anual da Odebrecht S.A., realizado em São Paulo, com a presença de acionistas, conselheiros, líderes e equipes das empresas operacionais e auxiliares, e da holding.

    É este o Direcionamento Estratégico:

    1 – Recuperação de valor na Braskem e criação de valor na Atvos e Ocyan;

    2 – Conclusão da reestruturação financeira na OEC e aceleração da sua capacidade de conquista de novos projetos no Brasil e no exterior;

    3 – Conclusão dos desinvestimentos de ativos na OTP e na OLI;

    4 – Conclusão da reestruturação financeira da OR e retomada de seu crescimento, com foco nos mercados imobiliários de São Paulo e Bahia;

    5 – Reestruturação da macroestrutura da holding Odebrecht S.A., adequando ainda mais o seu porte para que seja ao mesmo tempo austera e eficiente em seu papel cada vez mais estratégico e menos operacional.

    Para a superação dessas prioridades, a Kieppe deliberou hoje, na reunião de Salvador, implementar as seguintes alterações na macroestrutura da Odebrecht S.A., que serão formalizadas nos necessários atos societários em curso:

    – José Mauro Carneiro da Cunha passará a ser o Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. (“PCA-ODB”), em substituição a Ruy Sampaio;

    – Ruy Sampaio passará a ocupar o programa de Diretor Presidente da Odebrecht S.A. (“DP-ODB”), em substituição a Luciano Guidolin;

    – Luciano Guidolin concentra sua contribuição como conselheiro em conselhos de administração de empresas operacionais e controladas do Grupo Odebrecht.

    Agradeço a José Mauro pela confiança em assumir este importante desafio, no que se configura um marco histórico nos 75 anos de existência da Odebrecht. Pela primeira vez na nossa história, temos um conselheiro independente ocupando a posição de PCA-ODB. É mais uma demonstração do compromisso do acionista controlador com a independência e a profissionalização da gestão do Grupo Odebrecht.

    Agradeço a Ruy Sampaio pela disposição de assumir mais esta missão no Grupo. Tenho a convicção de que Ruy, com sua experiência e competência comprovadas principalmente nas questões financeiras e estratégicas, é a pessoa certa para atuar como DP-ODB neste novo momento da Odebrecht S.A..

    Em especial, agradeço a Luciano Guidolin, que com resiliência e competência soube construir nestes últimos dois anos as condições para virar a página da reestruturação financeira, tão necessária para permitir nossa concentração, a partir de agora e mais do que nunca, no desafio que é a essência de nossa cultura e que estimula o orgulho de fazermos parte da Odebrecht: a nossa capacidade de servir com excelência aos clientes e às comunidades, entregando obras, produtos e serviços com qualidade e eficiência. A Luciano cabe a missão de contribuir com os Negócios para o êxito da execução do Plano de Recuperação, assim que ele for aprovado, antecipando a geração de resultados que nos colocará novamente no rumo do crescimento e da perpetuidade do Grupo.

    Muito obrigado a cada um de vocês, integrantes, que contribuíram desempenhando com dedicação e competência seus Programas de Ação, o que nos permitiu chegar, neste final de 2019, com as bases preparadas para o início de um novo ciclo. Vocês serão protagonistas da retomada de crescimento do Grupo a partir de 2020, aproveitando e desenvolvendo novas oportunidades de negócios no Brasil e nos demais países onde atuamos.

    Cabe à nossa renovada geração de líderes e às suas equipes em todos os Negócios comprovar mais uma vez o nosso espírito empreendedor com a conquista de clientes e a demonstração de nossa reconhecida capacidade de realizar e entregar.

    Tenho a convicção de que, com esta determinação e confiança para encarar os desafios, unidos pela prática de nossa cultura empresarial e atuando sempre com ética, integridade e transparência, teremos êxito nesta nova caminhada.

    Conto com todos vocês. Tenho a certeza de que juntos, contribuindo com a formação e integração dos mais de 47% de jovens com menos de 35 anos que são integrantes do nosso Grupo, estaremos criando a nova base intangível na direção do rumo SOBREVIVER, CRESCER e PERPETUAR.

    Que a Visão 2030, a ser construída e revelada por vocês no primeiro semestre do próximo ano, conforme compromisso na reunião do dia 13 último, marque o início desse novo ciclo.

    Desejo a vocês e às suas famílias Boas Festas e um 2020 de muita saúde e realizações.

    Um abraço,

    Emilio Odebrecht

    Mandatário da Kieppe

    Nenhum Comentário