A obra do Rodoanel Norte, em execução pelas construtoras Odebrecht Engenharia & Construção e Renea Infraestrutura, que formam o Consórcio...
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino inéditas no país
DATA: 20/10/2025
O Consórcio TEM Boaventura, formado pelas empresas Tenenge, EGTC Infra e Mota-Engil, assinou contrato com a Petrobras para a construção de novas unidades industriais no Complexo de Energias Boaventura (antigo Comperj), da Petrobras, no Rio de Janeiro. O grupo será responsável pela construção de duas unidades inéditas em refinarias da Petrobrás: a Desparafinação por Isomerização por Hidrogênio (HIDW), para produção de lubrificantes de Grupo II; e o Hidrocraqueamento Catalítico (HCC), produtor de diesel S-10 e QAV. O investimento nestas unidades será de R$ 4,36 bilhões.
As obras fazem parte de um conjunto de seis grandes licitações da Petrobras nos moldes EPC (incluindo atividades de engenharia, aquisições e construção) que reunirão diferentes unidades de processamento e produção, de geração de energia a combustíveis, inclusive de fontes renováveis. No total, os contratos totalizam R$ 9,6 bilhões e devem gerar cerca de 15 mil empregos diretos no pico dos trabalhos.
Com o Projeto Refino Boaventura, a Petrobras expandirá significativamente sua capacidade de refino no estado do Rio de Janeiro, com incremento de 76 mil barris/dia de diesel S-10, 20 mil barris/dia de Querosene de Aviação (QAV) e 12 mil barris/dia
de lubrificantes Grupo II, que possuem baixo teor de enxofre e melhor desempenho e durabilidade em diversas aplicações automotivas e industriais.

Nenhum Comentário