Idioma:

  • Classe de Ativos Multimercado | Outra boa opção de diversificação dos investimentos adotada pela Vexty

    DATA: 24/09/2021

    Publicado por: Vexty

    Nessa série de textos que estamos divulgando a respeito das Classes de Ativos nas quais a Vexty investe os recursos do Plano, passamos por quase todas as classes presentes em nossa atual Política de Investimentos, o que nos permite, a partir desse conhecimento alcançado, entrar nos detalhes de uma das classes que ainda não abordamos, a classe Multimercado.

    Fundos de ações ou de renda fixa, como suas próprias denominações indicam, investem especificamente em determinados ativos e mercados. Por sua vez, os fundos multimercados ou “fundos de retorno absoluto” como muitas vezes são chamados no mercado, possuem alocações em diversos mercados, quase sempre sem a definição de concentração em nenhum deles, sendo mais flexíveis então, quando caracterizados como “fundos dinâmicos” ou com algum grau de diversificação pré-definida, nos casos de “fundos balanceados”.

    Por essa razão deixamos essa classe para ser debatida nesse momento, pois as carteiras dessa categoria possibilitam alternativas interessantes de investimentos e colaboram com a estratégia de diversificação do portfólio, principalmente por terem pouca correlação com outros tipos de fundos. Caso queiram relembrar o conceito de “correlação”, trouxemos na matéria sobre a classe Global um pouco sobre o entendimento deste tema.

    Esses fundos podem investir em diferentes mercados (renda fixa, moedas, ações, entre outros, aqui no Brasil ou no exterior), além de usar derivativos para alavancagem (técnica que se assemelha a um endividamento, com o objetivo de maximizar a rentabilidade) ou para proteção da carteira, caso o gestor julgue necessário. Os gestores desses fundos multimercados acabam tendo mais autonomia para buscar retornos maiores mediante alterações táticas nas alocações, incorrendo, no entanto, em níveis maiores de risco. A Política de Investimentos da Vexty para 2021 tem como objetivo de retorno nos investimentos dedicados a esta categoria um prêmio de risco de 2% ao ano sobre a taxa CDI.

    Graças à flexibilidade permitida aos multimercados, que podem realizar aplicações tanto de renda fixa quanto de renda variável, há uma variedade interessante de padrões de rentabilidade nestes veículos de investimentos. Em um mesmo ano, é possível que alguns fundos apresentem um retorno duas ou três vezes superior ao de outros da mesma categoria. A previsibilidade do rendimento, portanto, é bem menor do que em outros tipos de carteiras. Por esse motivo, a Vexty além de buscar a diversificação do portfólio em termos de classes de ativos, também busca a diversificação de gestores, subestratégias e perfis de risco dos investimentos realizados nesta categoria. Sempre balanceando objetivos de retorno com nível de risco almejado para a construção de cada carteira.

    Outra característica interessante dessa classe é a baixa correlação dos fundos da categoria com outras classes de ativos. Esse atributo da classe permite uma melhora do perfil de risco do portfólio para um mesmo nível de retorno esperado.

    Atualmente, o portfólio da Vexty é composto por 15 diferentes gestores profissionais contratados para a gestão dos ativos nesta classe, classificados gerencialmente em 6 diferentes subestratégias. São elas:

    • Macro Trading (fundos de posições mais ágeis, com maior volatilidade),
    • Macro Global (fundos cujo principal fator de risco provém da exposição às oscilações de preços de ativos no exterior),
    • Long Short (fundos que buscam se aproveitar de divergências de valor relativo entre ativos, podendo ter pequena exposição direcional para obter retornos),
    • Macro Carregamento (estratégia com um horizonte de longo prazo predominante, cujo foco principal está em maximizar o retorno absoluto do fundo),
    • Quantitativo (estratégia que busca aproveitar a convergência de preços de ativos por meio de avaliações estatísticas, com a utilização em massa de tecnologia, dados e algoritmos, e contam com muito pouca interferência manual); e
    • Long Biased (estratégia que pode ajustar o nível de exposição direcional ao fator de risco Renda Variável local, de forma a se aproveitar de períodos de alta na bolsa, e se proteger de períodos de baixa).

    Importante ressaltar que a lista de todos os fundos investidos pela Vexty, nessa ou em outras Classes de Ativos, está disponível na Lâmina dos Perfis de Investimento, disponível em nosso website.

    Na próxima Newsletter “Fique por Dentro” concluiremos a série sobre as Classes de Ativos geridas pela Vexty, trazendo um pouco das características da classe de Ilíquidos, após termos falado da classe Renda Fixa Curto Prazo em maio/21, Renda Variável em junho/21, Inflação em julho/21 e Global em agosto/21.

    Estar sempre informado(a) sobre os seus investimentos. Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024