Idioma:

  • Braskem desenvolve óleo combustível para aumentar a flexibilidade energética e reduzir emissão de CO2 no Polo do ABC

    DATA: 11/02/2022

    Publicado por: Braskem

    Preocupada com a equalização do balanço energético do projeto Vesta e pautada nas atualizações tecnológicas do Polo Petroquímico do ABC Paulista, a Braskem desenvolveu o Óleo C10+. A solução, produzida entre as equipes da área Industrial e de Desenvolvimento de Combustíveis, tem como objetivo encontrar alternativas para o excedente de energia e reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) na unidade.

    Estudos iniciais apontaram que a implementação do Vesta, um projeto de modernização do sistema elétrico realizado em parceria com o Siemens para melhoria da eficiência energética no Polo do ABC, que contou com investimento de R$ 600 milhões, traria um excedente de 3kt (quilotoneladas) por mês de Unileve (combustível líquido gerado por co-produtos e utilizado para queima nas caldeiras da unidade da Braskem em Santo André), que é composto por diversas correntes com propriedades químicas diferentes, não atendendo à regulamentação de óleos combustíveis e tornando-se um desafio para a companhia.

    Com isso, a melhor alternativa seria a segregação do C10+, uma das correntes que compõe 70% do Unileve, e a partir disso foi estruturado um plano para garantir a qualidade e viabilizar estocagem com a adequação de um tanque para receber o novo produto e construção de novas linhas para proporcionar o carregamento seguro de carretas.

    “Com a destinação da principal corrente que compõe o Unileve, a nossa unidade passa a ter maior flexibilidade energética e autonomia para gerir questões relacionadas ao balanço dos combustíveis líquidos”, afirma Rafael Monteiro, Engenheiro de produção do núcleo de Aromáticos da Braskem. “Em paralelo, a nossa área comercial de combustíveis expandiu seu portfólio de produtos, com mais uma solução para o mercado de energia”, completa Tadeu Demboski da área de Desenvolvimento de Combustíveis.

    .

    Outro ganho importante, que vai ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Braskem, é que ao deixar de queimar o Unileve na planta industrial, a companhia estima redução de cerca de 10kt (quilotoneladas) da emissão de CO2 até o final de 2022.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Relatório Integrado de 2023 já está disponível. Nele você pode conferir nossos resultados, iniciativas e avanços do último...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023