Idioma:

  • Braskem adere à MIT Energy Initiative (MITEI) para avançar na transição energética

    DATA: 05/12/2022

    Publicado por: Braskem

    MITEI conecta equipes de pesquisa do MIT com setores da indústria e do poder público a fim de desenvolver soluções para os desafios de energia do mundo; por meio da MITEI, Braskem participará do novo consórcio de pesquisa Future Energy Systems Center

    A Braskem (B3: BRKM3, BRKM5 e BRKM6; NYSE: BAK; LATIBEX: XBRK), maior produtora de poliolefinas das Américas e líder mundial pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, aderiu hoje à MIT Energy Initiative (MITEI), com o objetivo de apoiar e financiar pesquisas relevantes para o avanço da transição energética.

    A MITEI funciona como o hub de pesquisa, educação e disseminação de energia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Em outubro de 2021, a iniciativa lançou o Future Energy Systems Center, um novo consórcio de pesquisa criado para enfrentar a crise climática e analisar o papel dos sistemas de energia nesse processo. Sendo um consórcio de pesquisa patrocinado por seus membros, o Future Energy Systems Center colabora com especialistas e líderes industriais, considerando tanto consumidores quanto fornecedores de energia, a fim de colher percepções que possam ajudar os pesquisadores a anteciparem os desafios e as oportunidades envolvidos na implementação de tecnologia na escala necessária para que se atinja a descarbonização.

    “Estamos honrados em fazer parte da MIT Energy Initiative ao lado de diversos líderes da indústria que compartilham da nossa dedicação em criar um planeta mais seguro e um futuro mais sustentável”, afirma Joshua Taylor, especialista em Inovação Aberta da Braskem nos EUA. “Por meio dessa associação, esperamos colher percepções que apoiarão a jornada de sustentabilidade da Braskem, bem como contribuir com pesquisas que são fundamentais para enfrentarmos a crise climática e criarmos soluções para redefinir os sistemas de energia do mundo”.

    “Damos as boas-vindas à Braskem como nova integrante do Future Energy Systems Center, dentro da MIT Energy Initiative”, diz Randall Field, diretor executivo do consórcio. “O MIT tem uma longa tradição de engajar a indústria para a resolução dos problemas mais incômodos que afetam o planeta.  A Braskem, com seu foco em inovação e compromisso com a transição energética, fornecerá percepções que serão muito bem-vindas para nossa agenda de pesquisas multissetoriais”.

    A Braskem se comprometeu a permanecer na MITEI por três anos e fornecerá, ao lado de companhias parceiras, orientações para guiar projetos de pesquisa que estejam alinhados com seus compromissos de sustentabilidade no longo prazo. Um comitê de 11 professores do MIT seleciona projetos para a criação de um programa de pesquisa com alto impacto na descarbonização, fazendo uso dos pontos fortes do MIT e abordando os interesses dos membros do consórcio em soluções pragmáticas e escaláveis.

    Além de promover a circularidade do plástico e incentivar a revolução dos materiais de origem renovável, a Braskem está comprometida em reduzir a dependência de recursos finitos e as emissões de carbono, gerando um impacto positivo para a sociedade.

    A Braskem definiu metas claras para o aumento das vendas de seus produtos com conteúdo reciclado para 300 mil toneladas até 2025 e para 1 milhão de toneladas até 2030. A transição da Braskem para uma economia circular está profundamente enraizada nas soluções de reciclagem mecânica e avançada. Ao engajar e investir na parceria com outros players da cadeia de valor, a Braskem fortalece a reciclagem mecânica e avançada, supera barreiras e garante uma produção maior de materiais reciclados de alta qualidade. Todas essas iniciativas estão alinhadas com a estratégia de diversificação de matérias-primas da Braskem e seus macro-objetivos de expandir o conceito de economia circular na cadeia do plástico e se tornar uma companhia carbono neutro até 2050.

    Para saber mais, visite https://www.braskem.com.br/macroobjetivos.  

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Relatório Integrado de 2023 já está disponível. Nele você pode conferir nossos resultados, iniciativas e avanços do último...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023