Idioma:

  • Autocuidado e prevenção do câncer de mama: um chamado para celebrar a vida

    DATA: 11/10/2023

    Publicado por: Horiens

    O mês de outubro traz consigo o chamado para uma ação que pode impactar o futuro de muitas pessoas: a prevenção do câncer de mama. Este é o período em que o mundo se une para conscientizar sobre a doença e destacar a importância do diagnóstico precoce, no movimento que ficou consagrado como Outubro Rosa. A campanha, realizada internacionalmente, alerta mulheres a fazer exames regulares de mama para detectar possíveis alterações.

    Esse movimento em favor da prevenção tem uma motivação clara. Todos os anos milhões de novos casos são diagnosticados no mundo e a detecção na fase inicial pode ser decisiva no prognóstico e tratamento da doença. Por esta razão, o Outubro Rosa também é um momento para celebrar a vida, e quem teve a experiência de enfrentar um câncer de mama, sabe bem o que isso significa.

    Há cerca de oito anos, a empresária Franci Nalin foi diagnosticada com a doença. A descoberta veio depois que ela identificou um nódulo no seio e procurou orientação médica. Após uma intensa jornada de tratamento, conseguiu se recuperar, mas três anos depois, outro tumor surgiu em sua mama. “Foram períodos difíceis, de muita insegurança. Atravessei de novo o deserto, mas com a cabeça erguida. Eu trabalhava durante a semana e fazia a quimioterapia nos finais de semana. A fé me ajudou a passar por esse processo. Em breve vai completar cinco anos que estou livre da doença. É a cura”, afirma.

    O câncer também deixou marcas profundas na família da empresária. Em diferentes momentos, seu pai, tia e sogra receberam o diagnóstico de tumores em outras partes do corpo. “A família é um ponto de apoio muito importante. Ter alguém para apertar sua mão, orar por você e passar leveza nesse momento é fundamental. Por outro lado, quando você é rede de apoio, também sente medo, fica apreensivo, às vezes quer encorajar a pessoa, mas você mesmo está sensível. Passar por isso sozinho é impossível”, destaca Franci.

    Por quem você se cuida?

    Quando alguém recebe o diagnóstico de uma doença como o câncer de mama, toda a família sente, por isso a prevenção é também um ato de amor. O primeiro passo para vencer a doença é a conscientização: conhecer os fatores de risco, os métodos de prevenção e, acima de tudo, estar ciente sobre a importância da mamografia regular. Além disso, investir em hábitos saudáveis pode diminuir em até 30% o risco de desenvolver o quadro. Confira algumas dicas e pratique o autocuidado:

    Conheça o seu corpo

    A primeira medida de autocuidado que você pode adotar é conhecer o próprio corpo. Isso significa estar consciente das próprias sensações físicas e de como seus seios normalmente parecem. Essa atitude não impede o aparecimento de um câncer, mas permite que você identifique alterações suspeitas e aja rapidamente em prol da sua saúde.

    Alimentação saudável e exercícios físicos

    Manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios regularmente não só melhora sua saúde geral, mas também pode reduzir o risco de câncer de mama. Ingerir alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais e evitar o consumo de álcool são hábitos que podem fazer a diferença.

    Reduza o estresse

    O estresse crônico pode afetar negativamente a saúde do corpo. Encontre maneiras de reduzir o estresse em sua vida, com atividades relaxantes, meditação, momentos de lazer com pessoas queridas ou simplesmente tirando um tempo para si mesma.

    Evite a exposição a agentes cancerígenos

    Informe-se sobre produtos químicos potencialmente prejudiciais usados em cosméticos, produtos de limpeza e outros itens do cotidiano. Procure soluções mais seguras e evite contato com materiais que oferecem risco à sua saúde. Isso também vale para os adeptos do cigarro, rico em substâncias nocivas. O melhor mesmo é ficar longe!

    Consulte seu médico regularmente

    Um profissional habilitado é quem melhor pode analisar os riscos individuais e fornecer orientações para cada caso, realizando o encaminhamento médico adequado. Aproveite para agendar uma consulta e fazer seus exames preventivos. Consulte com seu plano de saúde como pode apoiá-lo para isso.

    Confira o depoimento completo da Franci Nalin sobre o tema em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

    Confira a Live que a Horiens realizou com a a fisioterapeuta, especialista em saúde da mulher e professora, Paula Cristina Gonzales. Clique aqui.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024