Idioma:

  • As principais dúvidas sobre a campanha de perfis.

    DATA: 24/10/2022

    Publicado por: Vexty

    A Campanha de Alteração de Perfis de Investimento da Vexty está aberta desde 1º de outubro e ficará disponível até 4 de novembro.

     

    E sabemos que é possível que surjam dúvidas neste momento. Por isso, já trazemos aqui as respostas para algumas que podem aparecer.

     

    • Onde posso realizar a minha opção pelo Perfil de Investimento?

    Para escolher ou alterar o Perfil de Investimento, acesse a Área Restrita do portal Vexty durante o período previamente informado pela Vexty e registre sua opção no Menu de Serviços > Sobre Perfis de Investimento.

     

    • Quem pode escolher ou alterar um Perfil de Investimento?

    Participantes e Assistidos do Plano Vexty. Os Participantes que não ?zeram sua primeira contribuição ao Plano até o mês de agosto terão de aguardar nova oportunidade.

     

    • Quando se pode escolher ou alterar o Perfil de Investimento?

    Neste ano, o período para escolha do perfil será de 1º de outubro a 4 de novembro.

     

    • O que ocorre caso o Participante ou Assistido não solicite alteração de seu Perfil nas janelas de mudança?

    Não havendo solicitação de migração, o perfil do Participante ou Assistido permanecerá inalterado.

     

    • É possível investir em mais de um Perfil de Investimento?

    Não. A conta individual de cada Participante deve estar associada a um único perfil.

     

    • Onde é possível encontrar a composição do meu Perfil de Investimento?

    No website da Vexty (i) em Investimentos > Composição dos Perfis de Investimento ou (ii) em Investimentos > Lâmina dos Perfis de Investimento.

     

    • É possível escolher o Perfil de Investimento no momento da adesão ao Plano?

    Não, apenas no período informado para escolha de perfil. Os novos Participantes são alocados no per?l mais adequado às suas idades, conforme o modelo de Perfis de Investimento da Vexty.

    Perfil Adequado = ano de nascimento + 65.

     

    • Como se pode confirmar a escolha ou alteração do Perfil de Investimento?

    O perfil escolhido pode ser confirmado por meio do protocolo, obtido imediatamente ao final da alteração do perfil.

    A partir do primeiro dia do ano subsequente ao ano do exercício de opção de migração previsto no Regulamento dos Perfis de Investimento, a rentabilidade das contas do Participante será determinada pela rentabilidade do perfil escolhido.

    Será possível visualizar a alocação no perfil escolhido em fevereiro de cada ano, com a divulgação da cota do mês de janeiro.

     

    • Por que a Vexty adota a metodologia de Perfis de Investimento com Data-Alvo?

    Previdência é um investimento que tem que ser administrado pensando em prazo, e o modelo adotado pela Vexty é voltado exatamente para isso. Sabemos que os mais de 20 mil Participantes da Vexty não possuem horizonte de investimento ou datas para início do pós-carreira iguais. Pensando nos Participantes, evoluímos nosso modelo de Perfis de Investimentos. Em 2014 lançamos quatro perfis (Curto Prazo, 2020, 2025 e 2030) e em 2019 outros sete perfis (de 2035 a 2065). Com isso, os Participantes que almejam o início do pós-carreira até 2065 possuem perfis específicos. Baseando-se sempre no horizonte de investimento, reduzindo suave e anualmente a exposição à volatilidade. Este é um modelo bastante sólido e usual na América do Norte e na Europa, ainda pouco difundido entre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar aqui no Brasil.

     

    • O que acontece quando se atinge o final do ano previsto na data-alvo?

    Ao final do ano previsto na data-alvo, o perfil deixa de existir e os Participantes deste perfil, que não optarem por migrar na janela imediatamente anterior, serão alocados no Perfil Curto Prazo. Foi o que ocorreu com os Participantes do Perfil 2020, que foi extinto ao final de 2020.

     

    • Mas o que pode ocorrer se eu optar por um Perfil com Data-Alvo que não condiz com a expectativa de início do meu pós-carreira?

    Pela metodologia do Perfil com Data-Alvo, um Perfil demasiadamente mais distante do que a expectativa de início de pós-carreira, traz risco para o participante, uma vez que podem ocorrer quedas relevantes de mercado (devido à maior volatilidade) sem que exista tempo suficiente de serem revertidas, dado que a poupança previdenciária estaria próxima de ser utilizada. Por outro lado, um Perfil com Data-Alvo muito inferior à expectativa de início de pós-carreira, traz o risco de não se atingir uma rentabilidade satisfatória durante o período de acumulação; isto pode gerar uma poupança previdenciária insuficiente para os benefícios esperados pelo Participante no seu pós-carreira.

     

    • A Vexty indica qual o Perfil de Investimento mais recomendado à minha expectativa de entrada no pós-carreira?

    Sim, de acordo com o modelo de Perfis de Investimento da Vexty, o Perfil com Data-Alvo mais recomendado ao Participante é aquele cujo nome (Perfil 2050, por exemplo) mais se aproxima do ano em que se pretende iniciar o pós-carreira, por meio da fórmula (Perfil Adequado = ano de nascimento + 65). Importante ressaltar que o Participante pode escolher livremente qualquer um dos Perfis de Investimento oferecidos pela Vexty, com base em seus objetivos e tolerância ao risco, independentemente daquele que recomendamos como o mais adequado.

     

    • Caso o Participante já tenha completado 65 anos de idade, qual o Perfil recomendado?

    Neste caso o Perfil recomendado pela metodologia adotada pela Vexty é o Perfil Curto Prazo. No entanto, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco por meio de um dos canais de atendimento.

     

    • Como é possível acompanhar a evolução (rentabilidade) dos Perfis de Investimento?

    No App da Vexty ou por meio do website da Vexty (i) em Investimentos > Principais Indicadores ou (ii) em Investimentos > Lâmina dos Perfis de Investimento. Adicionalmente, a Vexty traz o desempenho dos investimentos no Webinar “Conversa com a Vexty” que realiza trimestralmente, bem como nas newsletters bimestrais “Fique por Dentro”.

     

    • Onde é possível consultar maiores informações sobre a gestão dos investimentos da Vexty? E sobre os Perfis de Investimento?

    No website da Vexty você encontrará a Política de Investimentos, com os princípios e diretrizes seguidos na gestão dos investimentos, e o Regulamento dos Perfis de Investimento, que disciplina a constituição dos perfis, suas regras e critérios de funcionamento, e estabelece os aspectos gerais de sua gestão.

     

    • É possível utilizar o patrimônio antes da data-alvo escolhida para o Perfil de Investimento?

    Sim. A utilização do patrimônio pode ser feita a qualquer momento após a quebra do vínculo empregatício, independentemente da escolha da data-alvo do Perfil que foi escolhido.

     

    • No momento do início da concessão de benefícios, o que ocorre com o saldo de conta do Participante?

    Neste caso, o saldo será mantido no Perfil vigente associado à sua conta individual. No entanto, ressaltamos que, o Perfil mais adequado para quem a utilizar sua reserva é o Perfil Curto Prazo, uma vez que a baixa volatilidade deste Perfil mitiga o risco de realização de perdas irreversíveis causadas por momentos de turbulência nos mercados financeiros.

     

    • Na concessão do resgate parcelado, e na ocorrência de créditos residuais, o que ocorre com o Saldo de Conta do ex-Participante?

    O saldo será automaticamente transferido para o Perfil Curto Prazo. A baixa volatilidade deste Perfil mitiga o risco de realização de perdas irreversíveis causadas por momentos de turbulência nos mercados financeiros.

     

    • Os investimentos nos Perfis de Investimento contam com algum tipo de garantia?

    Os investimentos não contam com garantia da Vexty, de seus dirigentes, de qualquer mecanismo de seguro ou mesmo do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Entretanto, todos os investimentos são feitos após análises e discussões em Comitês de Investimento e Risco (CIRs) e seguem a governança dos diversos fundos responsáveis pela gestão dos recursos. Além disso, os gestores, os administradores e a Vexty, são fiscalizados por entidades reguladoras e seguem as suas respectivas legislações.

     

    • O que são as Classes de Ativos em que a Vexty investe e quais são?

    Classes de Ativos são categorias de investimentos, definidas na Política de Investimentos do Plano Vexty, com características parecidas, facilitando a organização, a gestão, o controle e a avaliação dos resultados. São oito classes, conforme breve descritivo abaixo:

    Renda Fixa Curto Prazo: essa classe busca rentabilidade superior ao CDI. É composta, na sua maioria, por títulos do tesouro nacional, pós-fixados, atrelados à Taxa Selic (Tesouro Selic). Possui também uma pequena parcela em Crédito Privado de baixo risco.

    Renda Fixa Global com Hedge: essa classe busca rentabilidade superior ao CDI. É composta principalmente por títulos de renda fixa emitidos por instituições privadas, financeiras ou não, sediadas no Exterior (com utilização de hedge para proteger a carteira contra flutuações de outras moedas além do Real e a outras taxas de juros diferentes do CDI ou Selic).

    Renda Fixa Juro Real (Inflação): essa classe busca rentabilidade superior ao IMA-B 5+ (que é índice medido pela Anbima que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA com prazo de vencimento superior a 5 anos). Investe prioritariamente em títulos que buscam rentabilidade de juros reais, ou seja, protegidos da variação da inflação (especialmente IPCA).

    Multimercado: essa classe busca uma rentabilidade superior ao CDI, com investimentos de baixa correlação entre si. São utilizadas diversas sub estratégias para compor a carteira e os fundos de investimento, que possuem gestão dinâmica com exposição a diversos tipos de ativos (moeda, juros, renda variável, etc.).

    Renda Variável: essa classe busca uma rentabilidade superior ao índice Ibovespa. Ela é composta exclusivamente por ações de empresas de capital aberto e listadas na bolsa de valores brasileira (no caso a B3) e fundo de índice que replica o Ibovespa.

    Global: essa classe busca uma rentabilidade superior à variação do Dólar frente ao Real. Investe em um conjunto amplo e global de índices de mercados de ações, crédito privado e hedge funds, no mercado internacional.

    Ilíquidos – Yield: essa classe busca rentabilidade superior ao IMA-B (índice apurado pela Anbima que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA, independentemente do prazo de vencimento). Investe especialmente em ativos com características de iliquidez, baixa correlação com os demais ativos investidos do Plano, como, por exemplo, Fundos de Investimento em Participações (“FIPs”) de crédito, florestais (sem ativo imobiliário) e/ou infraestrutura (brownfield), e FIDCs.

    Ilíquidos – Growth: essa classe busca rentabilidade superior ao IMA-B (índice apurado pela Anbima já descrito acima). Investe especialmente em ativos com características de iliquidez, baixa correlação com os demais ativos investidos do Plano, como, por exemplo, FIPs de Private Equity, Venture Capital, florestais (com ativo imobiliário) e/ou infraestrutura (greenfield).

     

    Importante ressaltar que, em todos os casos descritos acima, a Vexty não compra ativos diretamente, atuando sempre por meio de estruturas compostas por fundos de investimento, que possuem governança própria e responsabilidade pela gestão de cada investimento.

     

    Para ser agente dos seus investimentos. Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024