Idioma:

  • A importância do Sistema de Gestão da Qualidade na OR

    DATA: 04/05/2020

    Publicado por: OR

    A Gestão da Qualidade é fundamental para que as empresas realizem a constante melhoria de seus processos. É também forte aliada para a redução e correção de erros antes da entrega do produto ao cliente, do aumento da produtividade, diminuição de custos e retrabalhos e gerenciamento de riscos e oportunidades. Tudo isso reflete direta e indiretamente na qualidade de produtos e serviços, além de apoiar outros processos importantes durante a execução da obra, como os de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Segundo Marília Duarte, coordenadora da área corporativa de Qualidade da OR, “Quando os envolvidos nos processos entendem que gestão da qualidade é ferramenta e não burocracia, atingimos um grande objetivo, pois são essas as pessoas que colherão os bons frutos e que são peças-chave para a continuidade e melhoria do sistema de gestão”.

    A norma ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade e o Referencial Normativo do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividades Habitacional (PBQP-H) trazem requisitos para implantação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade, sendo essa última direcionada especificamente às construtoras. A abordagem das metodologias passa por 4 etapas conhecidas como PDCA (do inglês Plan / Do / Check / Action), que se iniciam com o planejamento de toda a documentação e controles necessários para o alcance dos objetivos da qualidade. seguidos da implantação/ operacionalização das medidas definidas, acompanhadas de verificações, e então, de análises críticas e identificação das melhorias do SGQ . Na OR, temos um arcabouço documental bastante maduro, que serve como orientação para implantação e manutenção dos processos da qualidade nas obras, além de equipes experientes e dedicadas ao tema. Toda essa estrutura é sustentada pela Política da Qualidade, recentemente revisada, para ajustá-la aos novos conceitos e condutas da OR.

    No último mês, a OR passou por mais uma auditoria para manutenção das certificações ISO 9001 e PBQP-H nível A, referentes à Gestão da Qualidade, reafirmando nosso compromisso com o tema. As auditorias acontecem anualmente e é necessário um processo de recertificação após 3 anos, quando um novo ciclo é iniciado. A OR é certificada na Norma ISO 9001 desde 2010, sendo o escopo atual “Incorporação e construção de obras de edificações e execução de obras de saneamento básico e loteamentos” e no PBQP-H – “nível A” desde 2013 em “Execução de obras de edificações e execução de obras de saneamento”. Nessa última auditoria, tivemos o upgrade para a versão 2018 do Referencial do PBQP-H, quando novos requisitos foram incluídos no regimento. Marília explica que, na OR, “Nosso exercício é olhar para o Sistema de Gestão da Qualidade da OR, verificar como estamos atendendo aos requisitos e como vamos atender às novas demandas. Esse trabalho precisa ser coerente com o momento do negócio e com os recursos disponíveis, nunca perdendo de vista a busca pela satisfação dos clientes e melhoria contínua de nossos processos”.

    Esse ano, a obra do LED Corporate (empreendimento corporativo em construção na Barra Funda) e o Escritório de São Paulo foram os sites auditados pela Bureau Veritas, empresa acreditada habilitada à emissão de certificados, contratada pela OR para realização das auditorias externas da Qualidade. Depois das verificações feitas pelo auditor é emitido um relatório com as constatações da auditoria e o parecer referente à certificação. Mais uma vez, conquistamos a recomendação para manutenção da nossa certificação. É um resultado importante para a OR, pois além de atestar nossos compromissos com a qualidade, evidencia que, mesmo diante de novos desafios e mudanças, estamos no caminho certo, buscando a melhoria de nossos processos e produtos, alinhados ao direcionamento estratégico da OR e aos requisitos das demais partes interessadas.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OR

    A OR comunica com muita satisfação uma importante conquista. A partir de agora a empresa é certificada com o...

    20 de Outubro de 2021
    +
    0

    No último sábado, dia 2 de outubro, aproximadamente 50 integrantes da OR participaram de uma ação, promovida para incentivar...

    06 de Outubro de 2021
    +
    0

    Agora que você já conhece a nova forma de comunicação da Nossa Cultura, que tal falarmos sobre como ela...

    30 de Setembro de 2021
    +
    0

    A confiança no potencial do ser humano é um valor da Nossa Cultura e, na prática, cada integrante constrói...

    30 de Setembro de 2021