A Enseada realiza, anualmente, sua Campanha de Prevenção às Queimadas, iniciativa fundamental para reduzir os riscos de incêndios no...
Enseada estabelece parceria para geração de renda e fortalecimento de comunidades do entorno
DATA: 21/01/2026
A Enseada Indústria Naval celebra mais um importante avanço em sua agenda de responsabilidade socioambiental por meio da parceria estratégica com a empresa Lemos Passos, responsável pelo refeitório da empresa, e com a ASMAD – Associação de Pescadores e Marisqueiras do Quilombo do Dendê, em Maragojipe. A iniciativa viabiliza o fornecimento de hortifrutigranjeiros, com destaque para aipim processado na unidade de beneficiamento da associação, promovendo a inclusão social, produtiva e econômica de agricultores familiares da região.
A ação beneficia diretamente 30 famílias e cerca de 100 agricultores e agricultoras rurais, que passam a acessar o mercado institucional de forma estruturada, gerando renda, fortalecendo a autonomia econômica e valorizando o trabalho no campo. Muitos desses produtores, antes voltados majoritariamente à subsistência, agora ampliam suas oportunidades de comercialização, fortalecendo a perspectiva de desenvolvimento sustentável para suas famílias e comunidades.
A iniciativa conta ainda com a parceria do CESOL Salvador – Centro Público de Economia Solidária, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado. O CESOL atua no fortalecimento de empreendimentos solidários por meio de assistência técnica, formação, apoio à comercialização e incentivo à organização coletiva, com foco em cooperativas e associações.
Essa articulação institucional é fundamental para consolidar uma rede de economia solidária, baseada nos princípios da autogestão, da cooperação e da valorização dos saberes locais, promovendo trabalho digno e geração de renda de forma sustentável.

A ação integra o projeto Mulheres da Maré – Rede de Saberes, do Programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira (PSAP) da Enseada, que em 2025 ampliou seu alcance para incluir agricultores(as) familiares, fortalecendo a agricultura familiar e a economia solidária em Maragojipe e Salinas da Margarida, contribuindo para um desenvolvimento territorial inclusivo e sustentável.
Para Genilson de Jesus Pinheiro, presidente da ASMAD:
“Meu nome é Genilson de Jesus Pinheiro, sou conhecido como Preto do Dendê e é com imensa satisfação que venho falar para todos sobre a parceria da associação dos pescadores e marisqueira do Dendê com estaleiro Enseada do Paraguaçu, essa parceria representa uma grande vitória da comunidade quilombola do Dendê e das outras comunidades quilombolas do município de Maragojipe. Esta parceria já beneficia diretamente 30 famílias que trabalham na agricultura rural, que cuidam desde o plantio até o processo de beneficiamento do aipim. A perspectiva de futuro é totalizar aproximadamente 100 famílias beneficiadas com essa parceria, ampliando as vendas com outros produtos da comunidade, pois todos e todas que fazem parte da comunidade estão muito animados.”

Com ações como essa, a Enseada e a empresa Lemos Passos reforçam a responsabilidade socioambiental com o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atuam, valorizando pessoas, saberes tradicionais e práticas produtivas que constroem um futuro mais justo, inclusivo e solidário.

Nenhum Comentário