A essência do termo Zeitgeist, criado por um filósofo alemão para designar o que seria o “espírito do tempo”,...
PDCIS Sana termina como um marco da expansão do programa social da Fundação para além da Bahia
DATA: 31/12/2024
No dia 10 de dezembro, a comunidade do Sana, em Macaé (RJ), foi palco de um evento marcante para a Fundação Norberto Odebrecht (FNO): o encerramento do projeto PDCIS Sana, a primeira experiência de expansão do PDCIS, programa social da FNO, para territórios fora do eixo baiano, onde já atua há mais de 20 anos.
O encontro celebrou os principais avanços alcançados pelo projeto iniciado em 2022, reunindo beneficiários e representantes das entidades que tornaram sua execução possível: a Ocyan, do setor de óleo e gás, a Prefeitura Municipal de Macaé, a Associação de Proteção ao Patrimônio Ambiental e Cultural (APPAC – Tororó) e a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (APAF).
O PDCIS Sana promoveu, ao longo de quase três anos, ações de capacitação e assistência técnica para famílias de agricultores desta região serrana de Macaé, impactando 332 pessoas e impulsionando a produtividade e sustentabilidade dos seus plantios. Ao todo, esses núcleos foram beneficiados com 42 Projetos Educativo-Produtivos (PEPs), 208 toneladas de insumos, o que culminou na ampliação de 38,65 hectares e no incremento de R$ 3.384,78 em suas rendas médias mensais.
“Os resultados refletem o sucesso alcançado, porém mais do que números, o impacto do nosso trabalho potencializou a agricultura familiar local. O mais gratificante para mim foi ouvir, nos depoimentos dos produtores rurais, o sentimento de gratidão”, destacou Wendy Wicks, integrante da área de Sustentabilidade da FNO, sobre o desfecho da iniciativa.
Entre os destaques do evento, esteve a entrega simbólica de certificados aos agricultores, uma placa de homenagem à participação das instituições parceiras do projeto, e a distribuição de mudas nativas, que serão utilizadas em ações de reflorestamento.
“O PDCIS Sana deixa importantes legados, como o início de uma transição agroecológica dentro de uma área de preservação ambiental. Além disso, o fortalecimento das instituições parceiras, agora mais reconhecidas, respeitadas, e com maior capacidade de articulação para beneficiar as comunidades”, afirma Jonas Nascimento, coordenador de Sustentabilidade da FNO.
Marcio Nascimento, diretor-executivo da APPAC, confirma a influência positiva do projeto para a organização. “Conseguimos, conjuntamente à Fundação, capacitar os agricultores e esclarecer a importância dos insumos agroecológicos. Agora, nos sentimos preparados para avançarmos no desenvolvimento sustentável em nossa região. Essa parceria foi grandiosa para a nossa qualificação e crescimento”, diz.
O projeto também representou um marco para a FNO, que, após duas décadas de atuação no Baixo Sul da Bahia, expandiu sua tecnologia social para um novo estado. “O PDCIS Sana representou o amadurecimento das nossas práticas de gestão e comprovou que, apesar dos 20 anos, o nosso programa se mantém atual, necessário e pronto para desbravar novos territórios”, destacou Jonas.
Nenhum Comentário