No Terminal Oceânico da Barra do Dande foram montados os BRAÇOS DE CARREGAMENTO MARÍTIMOS dos BERÇOS 1 e 2....
2ª edição do voluntariado da OEC e FNO é encerrada em encontro transformador no Baixo Sul da Bahia
DATA: 14/11/2024
Após quatro meses de mentorias virtuais, o programa de voluntariado VOCÊ, promovido pela Fundação Norberto Odebrecht (FNO) e a OEC, teve culminância em um emocionante encontro presencial entre voluntários e estudantes das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, instituições parceiras da FNO na aplicação do seu programa social. O encontro, realizado nos dias 07 e 08, marcou a conclusão da segunda edição do programa, que visa a troca de experiências de vida e carreira entre integrantes da OEC e jovens da região.
Para os 33 mentores que participaram desta jornada, o encerramento do voluntariado foi uma imersão única na realidade dos alunos. Durante a visita, o grupo se dividiu em três turmas, cada uma destinada a uma das Casas Familiares: a Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) e a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). A experiência incluiu não só o contato direto com os mentorados, mas também visitas às estruturas produtivas das instituições apoiadas pela FNO, como a meliponicultura e hidroponia da CFAF, a plantação de cacau e produção de chocolate da CFR-I, e a unidade demonstrativa de maracujá da CFR-PTN. Os mentores tiveram ainda a oportunidade de conversar com algumas das famílias dos adolescentes e ouvir relatos sobre o impacto profundo da educação em suas vidas.
Ressaltando um valor primordial da Nossa Cultura, do Grupo Novonor, o “Atuamos com o espírito de Servir”, o voluntário da OEC, Daniel Aranha, compartilhou sua visou sobre o programa – e afirmou que essa experiência o fez descobrir a importância do investimento de tempo para a transformação de vidas. “Esta foi uma jornada de muito amor, empatia e reflexões. Contribuir para a formação desses jovens e conhecê-los pessoalmente são experiências que ficarão para sempre na minha memória,” afirmou.
O reconhecimento pelo apoio foi igualmente sincero e emocionante por parte dos estudantes. Na CFR-PTN, a aluna do 2º ano, Mariana Assis Lima, presenteou os mentores com uma poesia feita pelos alunos para homenagear o aprendizado mútuo. “Os mentores se voluntariaram, para os jovens ajudar / Com atenção e empatia, trazendo mais alegria ao nosso caminhar / (…) / cada conselho dado, guardaremos no coração / usando como regra de vida para a nossa evolução”.
Segundo Adelcio Sousa, responsável pela área de Parcerias da FNO, os momentos de interação pessoal compartilhados nesses dois dias foi um divisor de águas na vida dos integrantes da empresa de engenharia e construção. “Percebemos em seus depoimentos o quão impactante foi a experiência. O saldo do VOCÊ foi extremamente positivo: além do aconselhamento profissional, puderam ver de perto o legado de Norberto Odebrecht, que está cada vez mais vivo através do trabalho feito em prol da juventude”, finaliza.
Nenhum Comentário