Idioma:

  • Saúde da mulher | campanha Outubro Rosa reforça a importância do autocuidado

    DATA: 03/10/2022

    Publicado por: Horiens

    Já faz alguns meses que Ana Paula Oliano, integrante da Horiens, passou a respirar aliviada. A rotina no trabalho e em casa praticamente voltou ao normal. Os dias de tratamento contra um câncer de mama ficaram para trás e hoje ela lembra, com emoção, dos desafios que enfrentou ao longo do processo. Ter que lidar com uma doença grave não estava em seus planos. Casada e mãe de um jovem de 20 anos, ainda tinha muito para viver ao lado de sua família.

    Foi em agosto de 2020, enquanto estava tomando banho, que Ana Paula sentiu uma sensibilidade estranha em um dos seios. Ela, que sempre foi muito atenta com sua saúde, procurou atendimento no antigo ambulatório da empresa no mesmo dia. Após realizar exames de mamografia e ultrassom, veio o diagnóstico.

    “Receber aquela notícia foi muito difícil. Na hora, fiquei apreensiva e levei um tempo para assimilar o que estava acontecendo. Não posso dizer que foi um tratamento doloroso. Algumas sessões de quimioterapia foram mais pesadas, mesmo assim segui trabalhando.  O trabalho me ajudou muito a passar por tudo isso e aos poucos você vai se acostumando com a rotina de tratamento”, afirma.

    O tipo de câncer que Ana Paula teve é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer. O câncer de mama não tem uma causa única, mas pode estar relacionado com alguns fatores de risco como a idade, o sobrepeso e a obesidade, a ingestão de bebidas alcoólicas, a inatividade física e o histórico familiar. No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.

    Prevenção

    Para prevenir o aparecimento do câncer de mama e de outros tipos de tumores o primeiro passo é adotar um modo de vida saudável. Além disso, a realização de exames periódicos é fundamental como medida preventiva em relação ao desenvolvimento de quadros mais graves, uma vez que permite detectar e tratar a doença em seus estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

    A campanha Outubro Rosa, realizada internacionalmente, é um alerta para as mulheres a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Em apoio a esse movimento, as seguradoras de saúde oferecem isenção das taxas de coparticipação de vários exames para as integrantes do grupo Novonor e dependentes, durante o mês de outubro.

    A atenção aos sinais do próprio corpo e a ação rápida em buscar atendimento médico foram decisivas para o sucesso do tratamento de Ana Paula. Hoje, ela agradece por estar bem para compartilhar sua história com outras pessoas. “Foi um momento difícil, mas também de muito crescimento. Às vezes estamos tão envolvidas com as demandas do trabalho, do filho, do marido, que esquecemos de nós mesmas. Hoje percebo o quanto é importante parar um pouco para se enxergar no meio disso tudo”, diz.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Para participar, basta publicar uma foto sua praticando alguma atividade física ou de bem-estar usando o filtro #Saúde.Vocênocentro. Automaticamente,...

    30 de Abril de 2024
    +
    0

    Na madrugada de 26 de março deste ano, o navio porta-contêineres DALI, de 32 mil toneladas, atingiu um dos...

    30 de Abril de 2024
    +
    0

    Prepare-se para expandir seus horizontes. Com o avanço da inteligência artificial (IA), em especial a IA generativa, não há...

    30 de Abril de 2024
    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024