Compromisso voluntário é uma iniciativa do Instituto Ethos que visa promover um mercado mais íntegro e ético; Horiens também...
Grupo de mulheres da Horiens se reúne para trocar conhecimento sobre a promoção da equidade de gênero
DATA: 10/03/2022
No dia 10/3 o time de mulheres da Horiens participou em peso do evento interno Hora do Chá, promovido para debater e aprofundar conhecimento a respeito da equidade de gênero nas empresas.
O evento foi ministrado por Lais Trajano, consultora e palestrante focada em diversidade e empresária à frente da ‘The Feminist Tea’, marca brasileira dedicada a chás e ao empoderamento feminino.
Na palestra realizada para o time da Horiens, Lais apresentou conceitos históricos e atuais relacionados aos desafios das mulheres no mercado de trabalho, fortalecendo o papel de cada uma na trajetória pela equidade de gênero.
“Feminismo não é a ideia de que mulheres são melhores que homens. O feminismo é a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Como esta não é a situação que vivemos, há um movimento de reação, de tomada de consciência”, explicou Lais Trajano.
Ela ainda acrescentou que as mulheres precisam dialogar a respeito disso umas com as outras e ter uma postura baseada na empatia. “O seu feminismo também luta por mulheres com realidades diferentes da sua?”, indagou.
O poder da informação
Saber identificar o que é machismo foi um dos pontos mais destacados por Lais em sua palestra às integrantes. “Há duas vertentes de machismo, o violento, mais fácil de reconhecer, e o sutil, que está ligado a situações muito cotidianas”, detalhou.
Distorção de elogios, pressão estética, ter a barra mais alta com as mulheres, além de posturas ainda bastante comuns no mercado de trabalho, como o manterrupting (interrupção desnecessária de uma mulher por um homem) e mansplaining (atitude de um homem que tenta explicar algo a uma mulher, assumindo que ela não sabe sobre o assunto), são apenas alguns exemplos destas situações.
Bárbara Rezendes, do time de Comunicação e Marketing da Horiens e participante do Comitê de Diversidade e Inclusão da empresa formado por um grupo de mulheres integrantes, destacou que conhecer mais do tema é o primeiro passo para a transformação do cenário. “Quando nos dedicamos a aprender alguma coisa não é só nosso repertório de conhecimento que se amplia, mas também nosso olhar para as oportunidades e a capacidade de agir e realizar. Esse foi o objetivo deste encontro”, disse. Luanda Santos, da equipe de Riscos e Seguros da Horiens e também integrante do comitê, forçou que eventos como esse são mais do que importantes, são necessários e urgentes. “Mais do que falar sobre o empoderamento feminino, precisamos entender que só conseguiremos avançar como sociedade quando a equidade for uma realidade coletiva, de todos, todas e todes”, afirma.
Confira alguns depoimentos de mulheres da Horiens que participaram do encontro:
“Muito especial esse encontro. Obrigada! Muito do que aprendi será um mantra diário para as minhas duas filhas”
Nayara de Santana Andrade
“Lais e equipe Horiens, muito obrigada por esse encontro!”
Sandra dos Santos
“Tema necessário. Parabéns!”
Bianca Luggeri Gomes
“Foi ótimo!! Muito obrigada por esse momento”
Annie Celene Britto Sales
Nenhum Comentário