No Terminal Oceânico da Barra do Dande foram montados os BRAÇOS DE CARREGAMENTO MARÍTIMOS dos BERÇOS 1 e 2....
Consórcio Transbrasil concluiu alça do viaduto que liga a Av. Rodrigues Alves, no Rio de Janeiro
DATA: 12/11/2020
No último dia 30, o Consórcio Transbrasil entregou mais uma importante etapa das obras de Construção do BRT do Rio de Janeiro. Com 220m de extensão, 4,60m de largura de tabuleiro, 6 vãos de 30m cada, sendo um deles em estrutura mista (vigas metálicas + laje em concreto) e os demais em vigas de concreto protendido acrescido de 40m de extensão de terra armada em seu último segmento, a Alça de Acesso a Av. Rodrigues Alves e novo acesso ao Túnel Marcelo Alencar foi entregue e liberada para o uso dos motoristas cariocas. A nova alça tem sua origem no Viaduto do Gasómetro, existente em trecho que fazia parte da antiga perimetral, finalizando na Av. Rodrigues Alves sentido centro.
Modelagens computacionais foram elaboradas para comprovação de atendimento às cargas previstas em sua nova utilização, provas de cargas dinâmica e estática em superestrutura, bem como inspeções e reparos nos diferentes elementos estruturais. A Alça interliga o acesso para quem vem das importantes vias como Av. Brasil, Linhas Vermelha e Amarela e da Ponte Rio Niterói, facilitando o acesso para a região central do Rio, Aeroporto Santos Dumont, Aterro do Flamengo e Zona Sul da cidade.
Com a nova alça motoristas terão acesso direto ao Túnel Marcelo Alencar, otimizando o tempo gasto anteriormente com trânsito lento, devido ao grande fluxo diário de veículos na região influenciados pelos acessos à estação Leopoldina da Silveira, Av. Presidente Vargas e a localização da Rodoviária Novo Rio, assim como do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), que recebem grande número de pessoas transitando diariamente. Durante todo o processo de construção da Alça, devido a sua importante localização, vários obstáculos foram identificados e tratados através de estudo do tráfego local e planejamento realizado em conjunto com a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ) e administração municipal, que em parceria com o Consórcio organizou fechamentos de importantes trechos de vias e acessos necessários para execução do projeto.
Nenhum Comentário