Idioma:

  • Volta ao mundo em 12 obras da OEC

    DATA: 28/04/2022

    Publicado por: OEC

    Dos nossos 78 anos de história que completamos este ano, 43 são de atuação internacional. Foram mais de 2.900 obras em 40 países diferentes, incluindo o Brasil. Embarque com a gente e confira 12 projetos em 12 países onde já estivemos.

    1.      Emirados Árabes Unidos: Aeroporto de Abu Dhabi

    Iniciada em maio de 2006 e inaugurada no dia 12 de outubro de 2008, a obra da segunda pista do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, possui 4.100 m de extensão. O projeto também contemplou duas pistas principais de taxiamento, duas pistas de ligação e obras de infraestrutura aeroportuária.

    2. Angola: Usina Hidrelétrica de Capanda

    A Hidrelétrica de Capanda foi a primeira obra da OEC em Angola, marcando o início da nossa atuação no continente africano na década de 80. Na época, a barragem, com 110 metros de altura e 1.470 metros de comprimento, que forma um lago de 170 km², foi considerada uma das maiores do mundo feitas com concreto rolado. No país seguimos realizando obras depois de 38 anos. Confira três projetos nossos em Angola premiados em 2021 pelo Global Best Projects, da publicação norte-americana Engineering News-Record.

    3. Djibuti: Terminal Marítimo do Djibuti

    Localizado em um pequeno país na entrada do Mar Vermelho, o Terminal Marítimo do Djibuti, foi a primeira obra da OEC em um país árabe. Concluída em 2005, o terminal serve para embarque e desembarque de granéis líquidos (petróleo e derivados) e conta com duas plataformas – uma delas com 68,5 metros de comprimento por 15 de largura tem capacidade para receber navios de até 80 mil toneladas.

    4. Argentina: Gasodutos Troncais de Córdoba

    Localizado na província de Córdoba, na Argentina e concluída em 2019 pela Tenenge, nossa empresa de engenharia industrial, o projeto consistiu na construção de dez trechos totalizando 631 km de gasodutos de distribuição, a ampliação de gasodutos existentes e 44 instalações de superfície para o abastecimento de gás natural.

    5. Portugal: Usina Hidrelétrica Baixo Sabor

    Uma das maiores obras civis de Portugal, a construção da Usina Hidrelétrica Baixo Sabor teve a peculiaridade de unir passado e presente por abrigar o maior programa de arqueologia da Península Ibérica. Os materiais arqueológicos eram recolhidos e encaminhadas ao laboratório montado no canteiro de obras para limpeza, separação, tratamento e estudo. Além disso, foi realizado um trabalho de monitoramento de espécies de plantas nativas para garantir que nada fosse alterado e programas ligados à fauna, aos ecossistemas aquáticos, à qualidade do ar, da água, além da conservação do patrimônio histórico e cultural.

     

    6. Colômbia: Ferrovia La Loma-Santa Marta

    Em 1992 a OEC conquistou a concorrência para construir a Ferrovia La Loma-Santa Marta, na Colômbia. O projeto se baseou na reconstrução da linha férrea pública entre La Loma e Puerto Drummond com 191 quilômetros de comprimento na via principal e 21 quilômetros de vias secundárias.

     

    7. Estados Unidos: Porto de Miami

    Conhecido como “Porto das Américas”, é considerado um dos maiores do mundo e um dos mais importantes do território americano. A OEC, além da revitalização de um espaço de 81 mil metros quadrados, construiu uma estrutura que permite o uso de um modelo de guindaste mais moderno, aumentando em até 40% a capacidade e movimentação de contêineres no Porto.

     

    8. Gana: Rodovia ECR

    Em Gana, a OEC executa os lotes 5 e 6 do Eastern Corridor Road, estrada de 695 KM que liga portos do sul a cidades do interior e países vizinhos ao norte. Esta rota alternativa ao Central Corridor, encurta a distância em quase 200 km e é uma opção mais econômica e segura, pois evita o tráfego em centros urbanos com trânsito mais intenso.

     

    9. México: Etileno XXI

    O projeto Etileno XXI, em Coatzacoalcos, no México, é considerado o maior empreendimento petroquímico construído na América Latina. Inaugurado em 2016 pela OEC, o complexo tem capacidade de processamento de 66 mil barris por dia de etano, produzindo anualmente 1,05 milhões de toneladas de etileno, matéria prima para a produção de 750 mil toneladas de polietileno de alta densidade e 300 mil toneladas de polietileno de baixa densidade.

     

    10. Moçambique: Projeto Carvão Moatize

    Para viabilizar a exportação de carvão do país, a OEC atuou na expansão e revitalização de uma ferrovia, uma vez que a região não possuía terminais compatíveis com o volume de produção previsto para as minas.

     

    11. Panamá: Cinta Costera

    Para aliviar o problema de engarrafamentos de veículos na Cidade do Panamá, foi construída uma estrada de 3,5 quilômetros e aterro de 35 hectares, além de parques para tonar mais agradável a imagem da principal avenida do país.

     

    12. Peru: IIRSA Norte e Sul

    Localizadas em Lambayaque, no Peru, a OEC realizou as obras e hoje faz manutenções rotineiras na Rodovia IIRSA Sul e Norte. Os principais desafios são relacionados a altitude e baixas temperaturas. Na foto, um trecho da IIRSA Sul. Ficou curioso? Acesse uma de nossas redes e confira o relato na prática de uma de nossas integrantes: Facebook Instagram LinkedIn

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    Consórcio liderado pela construtora brasileira conquistou um novo projeto no Porto de Miami, com investimento de R$ 320 milhões...

    19 de Março de 2024