A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
UTE Santa Cruz gera energia pela primeira vez
DATA: 20/12/2022
Precisamente às 1h49min do último dia 10 de dezembro foi realizada a primeira sincronização da energia gerada pela UTE Santa Cruz ao Sistema Interligado Nacional (SIN), marcando o início da operação após o fechamento do ciclo combinado, objetivo da intervenção para a qual o Consórcio Santa Cruz foi contratado. Este é um importante marco da obra, que está cada vez mais próxima da sua entrega total ao cliente Furnas.
Nas próximas duas semanas as atividades de comissionamento permitirão o aumento da carga até atingir a sua potência nominal de aproximadamente 175MW. Durante a subida de carga, o que ocorrerá gradativamente, serão realizadas medições de parâmetros e testes para garantir a confiabilidade da operação, colocando-a definitivamente em atividade comercial.
O Consórcio Santa Cruz, responsável pelas obras, é formado pela OECI e Tenenge. Ele foi contratado por Furnas para transformar a Usina Termelétrica de Santa Cruz, localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz, Rio de Janeiro, para realizar o fechamento do ciclo combinado da Usina, permitindo que ela opere utilizando o vapor produzido nas caldeiras e é alimentado ao turbogerador, transformando-o em energia elétrica. O contrato contemplava serviços de engenharia, obras civis, descomissionamento, montagem eletromecânica, fornecimento de materiais, equipamentos e sistemas, treinamentos, comissionamento e operação assistida.
A Usina Termelétrica de Santa Cruz tinha na sua configuração original quatro unidades geradoras compostas de caldeira, turbina e gerador, sendo as unidades 1 e 2 de 82 MW, e as unidades 3 e 4 de 218 MW, perfazendo uma capacidade instalada de placa total de 600 MW, operando em ciclo rankine (que converte o calor produzido na caldeira em geração). Essas unidades foram desativadas. Hoje a usina opera com dois turbogeradores a gás natural, com potência total de 350 MW. Após a conclusão do trabalho, a UTE Santa Cruz terá uma capacidade nominal instalada de 507 MW.
Nenhum Comentário