Idioma:

  • Três obras da OEC concorrerão ao Global Best Projects

    DATA: 25/08/2021

    Publicado por: OEC

    Os projetos do Canal do Sertão Alagoano, AHE Laúca e Vias de Luanda foram inscritos por suas equipes para concorrerem na edição 2021 do prêmio internacional Global Best Projects, promovido pela tradicional revista especializada norte-americana ENR – Engineering News-Record. A premiação ocorre anualmente e é considerada a mais importante do setor. No ano passado, a Reurbanização de Colón, executada pela OEC no Panamá, foi eleita o melhor projeto na categoria “Restauração”, sendo eleita também o melhor projeto global entre todas as categorias da premiação. Além dela, a Linha 2 do Metrô do Panamá recebeu o prêmio de Mérito na categoria “Trilhos”.

    A premiação reconhece projetos que tragam em suas concepções aspectos de inovação, segurança, design, qualidade de engenharia e construção, interdisciplinaridade e interação internacional. A última edição do prêmio teve 30 projetos vencedores, de 21 países. A cerimônia deste ano ocorrerá em dezembro, a partir de Nova York, em formato virtual com transmissão online.

    Canal do Sertão

    O Canal do Sertão é o maior projeto de infraestrutura hídrica de Alagoas e um dos maiores em Brasil. Após concluído, será capaz de transpor água do rio São Francisco por 250 KM, beneficiando mais de um milhão de pessoas em 46 cidades das regiões do Sertão e Agreste alagoanos, caracterizadas por condições climáticas adversas. O trecho 4, executado pela OEC, totaliza 30,4 KM de canal. A obra foi entregue em maio deste ano.

    Vias de Luanda

    O projeto Vias de Luanda tem como objetivo revitalizar, modernizar e manter a infraestrutura de espaços públicos (avenidas, ruas, praças e áreas comuns) dentro do tecido urbano da capital de Angola. Os serviços prestados pela OEC incluem terraplenagem, drenagem, redes técnicas, recuperação de asfalto, reparos e construção de calçadas, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública ornamental, paisagismo, pintura de edifícios e instalação de moderno mobiliário urbano.

    Laúca

    Com 2.070 MW de capacidade instalada, o Aproveitamento Hidrelétrico Laúca é um dos maiores projetos do segmento na África e a maior obra de engenharia na história de Angola. Localizado no rio Kwanza, a sua construção envolveu a mobilização direta de mais de 10 mil pessoas, de diversas nacionalidades, que transformaram o lugar, que antes era inacessível por estradas, no que é hoje o maior centro de produção de energia limpa e renovável do país, responsável por 47% da energia consumida na rede nacional.

    Laúca se tornou um novo marco, pondo fim ao déficit de energia e à instabilidade na produção de eletricidade em Angola. Com 156 metros de altura e 1,2 KM de largura, a barragem está localizada a aproximadamente dois quilômetros da central elétrica,

    localizada em uma caverna 100% escavada em rocha, onde estão instaladas as seis turbinas principais, cada uma com 334 MW de capacidade.

    OEC na ENR

    A ENR é líder mundial em notícias e análises globais no setor de engenharia e construção civil. Confira os projetos da OEC que foram reconhecidos pelo Global Best Projects, nas diversas categorias existentes, desde a criação do prêmio:

    2020 – Reurbanização de Colón e Linha 2 do Metrô do Panamá.

    2019 – Expansão do Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá.

    2018 – Linha 5 do Metrô de São Paulo.

    2017 – Novo terminal do aeroporto RIOgaleão e desenvolvimento do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

    2016 – Construção do complexo petroquímico Etileno XXI, no México, e Aeroporto de Nacala, em Moçambique.

    2015 – Linha 1 do Metrô de Lima (Peru) e o projeto Cinta Costera 3, no Panamá.

    2014 – Estação de Tratamento de Águas Residuais do Projeto de Saneamento da Baía do Panamá e o Projeto Curundú, no mesmo país.

    2013 – Terminal Norte do Aeroporto Internacional de Miami; extensão do AirportLink Metrorail, em Miami; obras da represa I-10, em Nova Orleans; e Autopista del Coral, na República Dominicana.

    2012 – MIAMover, em Miami.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024