A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
Trabalhadores da construção civil são alfabetizados em programa de educação no Rio de Janeiro
DATA: 29/08/2024
Construtora OEC oferece alfabetização para os trabalhadores das obras que realiza na cidade do Rio de Janeiro, a exemplo dos Terminais dos BRTs Transbrasil e Transoeste, reservatório de Marapicu, estação de tratamento de água em Xerém e anel viário de Campo Grande
O programa de educação da OEC – Odebrecht Engenharia & Construção, que tem como objetivo alfabetizar jovens e adultos, realizará no próximo dia 29 de agosto mais uma formatura, desta vez na “Escolinha OEC Terminais”. Esta turma conta com 20 alunos trabalhadores das obras de construção dos terminais do BRT e teve início em setembro de 2023, totalizando mais de 8.000 horas de capacitação coletiva.
Os alunos irão receber um certificado e serão encaminhados para escolas públicas regulares, onde poderão realizar a prova de nivelamento e se matricular na série correspondente para darem continuidade aos estudos. Aqueles que desejarem, também podem se inscrever para a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), que também avalia o conhecimento para permitir a matrícula na rede pública de ensino.
Alexandre Baltar, diretor de Sustentabilidade da OEC, destaca que a educação é essencial para o livre e pleno exercício da cidadania e para a efetiva inclusão social. “Ao proporcionar oportunidades de aprendizado e qualificação, ajudamos os alunos em seu crescimento profissional e pessoal”, afirma.
Para Rogerio Dourado, diretor de Contratos da OEC para o mercado fluminense, educar é oferecer a principal possibilidade de desenvolvimento a uma pessoa. “Através da educação um leque de oportunidades se abre. Aqui buscamos plantar uma semente, um estímulo, para que outros degraus sejam alcançados por nossos integrantes”.
O programa é resultado da parceria da OEC com uma entidade especializada na formação de jovens e adultos no ambiente da construção, que há mais de três décadas atua em orientação pedagógica, com avaliações bimestrais a cada 100 horas/aula com professor e coordenador pedagógico e monitoramento do progresso de cada aluno. As aulas ocorrem sempre após o expediente, tendo duração de 2 horas diárias, de segunda a quinta-feira. Além das aulas, foram realizadas atividades extras como passeios culturais e palestras com temas diversos, com profissionais voluntários. As turmas possuem baixíssima taxa de evasão, o que comprova a qualidade e efetividade da iniciativa.
A Escolinha OEC já formou alunos nas obras dos BRTs Transbrasil e Transoeste. Em 2023, 35 alunos foram formados, contabilizando mais de 22.000 horas de formação coletiva. A previsão é chegar a 100 alunos formados após a conclusão das aulas das Escolinhas OEC no RJ, que incluem as obras da Ligação Viária de Campo Grande, ETA Xerém e reservatório de Marapicu. A iniciativa reflete o compromisso da OEC com a educação e o desenvolvimento de seus integrantes, prioridades materializadas em suas Políticas de Sustentabilidade e Pessoas cujo resultado reforça a contribuição da companhia para o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades), da Organização das Nações Unidas.
Nenhum Comentário