Idioma:

  • Tenenge conclui cravação de estacas no Terminal Gás Sul

    DATA: 24/03/2022

    Publicado por: OEC

    Iniciadas em outubro de 2021, as obras de cravação de estacas do terminal de ancoragem da FSRU (Floating Storage Regasification Unit) do Terminal Gás Sul (TGS), em construção na Baía de Babitonga (SC), foram concluídas no último dia 12 de março, antes do prazo estabelecido no cronograma da obra. Neste período foram cravadas 85 estacas que variavam entre 48 e 57 metros de comprimento, cada, totalizando 4,68 quilômetros de tubos e uma carga total de 1.470 toneladas. Os serviços foram concluídos dentro das especificações internacionais de qualidade, sem que houvesse nenhum acidente com afastamento.

    “Tivemos que superar inúmeros desafios, a exemplo das condições climáticas, em uma obra em que a logística é essencial para o sucesso. Conseguimos pleno êxito graças à dedicação e comprometimento de cada integrante envolvido nas atividades, tanto no mar quanto em terra, sem nunca renunciar à segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente”, afirma Ricardo Corregio, gerente responsável pelas obras offshore.

    Com a conclusão desta etapa, a obra do TGS atingiu 60,3% de avanço físico, com previsão de entrega no mês de agosto deste ano. As obras geram atualmente 935 vagas de emprego da região.

    Quando estiver pronto, o Terminal terá capacidade para regaseificar 15 milhões de metros cúbicos de GNL por dia. O empreendimento é fruto de um investimento de mais de R$ 380 milhões e deverá ampliar em mais de 3 vezes a disponibilidade de Gás Natural Liquefeito para o estado de Santa Catarina. Serão mais de 32 quilômetros de gasoduto, on e offshore, até sua ligação em definitivo no Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), operado pela TBG.

    O TGS estará localizado a 300 metros da costa. Inclui infraestrutura para receber, armazenar, regaseificar e distribuir o gás natural, que chegará pelo mar através de navios metaneiros e será transferido pelo sistema ship to ship para uma FSRU (unidade flutuante de armazenamento e regaseificação), que tem capacidade de armazenar 160 mil metros cúbicos de GNL. Após a regaseificação, o gás natural segue por cerca de 2 quilômetros num gasoduto sob o leito da baía, até aflorar no mesmo ponto de entrada do oleoduto OSPAR, em Itapoá, garantindo a mínima ocupação do espaço aquático e pouca interferência no espelho d’água. Em terra, o gás natural será transportado por um duto de 31 quilômetros até o ponto de conexão com o Gasbol, na cidade de Garuva.

    “Este novo gasoduto irá garantir o abastecimento local e propiciará o desenvolvimento da região, apoiando o avanço da indústria no Estado e ampliando a oferta de gás no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Realizar um empreendimento desta importância nos reabastece de ânimo para seguir servindo os nossos clientes com a excelência na prestação dos serviços, uma marca da Tenenge ao longo de sua história”, afirma Marcelo Hofke, diretor-geral da companhia.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    Consórcio liderado pela construtora brasileira conquistou um novo projeto no Porto de Miami, com investimento de R$ 320 milhões...

    19 de Março de 2024