A equipe de Laboratório e Qualidade da obra da Ligação Viária de Campo Grande, no Rio de Janeiro, liderada...
Tecnologia no Sertão
DATA: 01/11/2022
A OEC – Engenharia e Construção e a TPF Engenharia estão em fase de implantação do Plano de Execução BIM (Building Information Modelling, ou Modelagem da Informação da Construção) nas obras do Trecho 5 do Canal Adutor do Sertão Alagoano. Trata-se de um conjunto de processos e ferramentas cuja implantação facilita e viabiliza uma transformação digital profunda na Indústria da AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), com um alcance que contempla desde a etapa de elaboração de projetos até as fases de construção e gestão do ativo. O protocolo de troca de dados adotado é o IFC (Industry Foundation Classes), um padrão aberto que garante o intercambio da informação, viabilizando a utilização de diferentes softwares durante o desenvolvimento do Projeto.
O Canal Adutor do Sertão Alagoano é um empreendimento do Governo do Estado de Alagoas e visa beneficiar populações que sofrem com a seca por meio da transposição das águas do Rio São Francisco. A iniciativa mostra proatividade diante do decreto federal que prevê a adoção integral do BIM a partir de 2028.
Segundo o diretor de Negócios Infraestrutura N/NE da OEC, Henrique Paixão, o BIM é o caminho que acelera a transformação digital da indústria da construção pesada. “Queremos, cada vez mais, ser referência na utilização do BIM, otimizando nossos processos e métodos construtivos, com vistas a acumular ganhos de produtividade para nossos clientes”, revela o executivo.
Nenhum Comentário