Idioma:

  • Seguro cyber e LGPD são temas do Fluid Podcast

    DATA: 22/02/2022

    Publicado por: Horiens

    Confira o bate-papo que contou com a participação de especialistas da Horiens, DR&A Advogados e GC Security

    O aumento exponencial de crimes cibernéticos e o movimento de adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil são grandes pautas envolvendo empresas de todos os portes e segmentos.

    Para conversar a respeito deste cenário, o Fluid Podcast, programa da GC Security com foco em segurança digital, reuniu uma equipe especializada no assunto. Além de Clara Hennel e Pedro Silveira, da GC, participaram do bate-papo Carolina Oger, da DR&A Advogados, e Paula Caixeta, da Horiens Risk Advisors.

    “Esta é uma agenda relativamente nova, mesmo para grandes empresas”, destaca Clara, da GC. “As experiências dos profissionais convidados para o nosso podcast são complementares e trazem um olhar de ponta a ponta para o risco no ambiente digital – da identificação dos riscos, controles, ações preventivas e protetivas até a transferência dos riscos e regulação de sinistros decorrentes de crimes cibernéticos”, explica.

    Como sua empresa está lidando com a realidade dos ciberataques? Você está preparado para agir nestas situações? De quem são as responsabilidades e como se proteger? A percepção do risco de segurança da informação ainda é baixa? Este tipo de seguro é para todas as empresas?

    Essas foram algumas das temáticas discutidas pelos especialistas no Fluid Podcast.

    Ouça este episódio do Fluid no Spotify ou assista no YouTube.

    Conheça alguns trechos:

    Paula Caixeta, da Horiens

    “Não é uma questão de se sua empresa será atacada, mas sim quando isso irá acontecer”.

    “Muitas vezes o impacto de um ciberataque é tão grande que o seguro não irá apenas mitigar prejuízos, mas viabilizar que seu negócio continue operando”.

    “As seguradoras estão cada vez mais seletivas e exigentes. As empresas precisam estar atentas a isso e provar que estão melhorando o perfil desse risco. Se o assunto ficar em segundo plano, a empresa não vai conseguir transferir seu risco a uma seguradora. O cenário é esse atualmente”.

    Carolina Oger, da DR&A Advogados

    “Há diferentes blocos de coberturas de seguro cyber. É necessário entender o perfil da empresa, como ela está atuando no ambiente digital, as principais vulnerabilidades. Há também o seguro de E&O, que trata de erros e omissões, cada vez mais procurado”.

    “No que tange a LGPD, as apólices podem cobrir custos relacionados a danos a terceiros e multas administrativas, desde as sanções da Autoridade Nacional de Proteção de Dados até situações envolvendo o Ministério Público, no caso de dados envolvendo consumidores”.

    “O seguro é mais uma camada de segurança. É como o seguro de um carro. Mesmo tomando todos os cuidados, você ainda está exposto, pode ser que você precise dele”.


    Pedro Silveira, da GC Security


    “O Brasil é o segundo país mais afetado da América Latina em ciberataques. Foram mais de 16 bilhões de tentativas de ataques no primeiro semestre de 2021. Se por um lado o volume assusta, por outro faz crescer a consciência das empresas em relação ao problema, o que é positivo”.

    “O risco é grande, mas sabemos que tende a piorar. O sequestro digital cresce cada vez mais. As máfias digitais estão organizadas. Há hoje o que chamamos de ransomware as a service”.

     

    Para saber mais sobre a solução oferecida pela Horiens e a GC Security, acesse: https://materiais.gcsecurity.com.br/governanca-segurocyber

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A semana em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres foi comemorada de forma especial no setor de...

    11 de Março de 2024
    +
    0

    A data de 8 de março é celebrada mundialmente como o Dia Internacional das Mulheres, um marco de uma...

    07 de Março de 2024
    +
    0

    Horizonte de coisas boas | Dia Internacional das Mulheres – 8/3 As últimas décadas foram marcadas por importantes conquistas...

    07 de Março de 2024