Idioma:

  • Saúde Bucal | Informação e prevenção

    DATA: 04/02/2022

    Publicado por: Horiens

    No último dia 27, a live ‘Doenças bucais e sistêmicas: a saúde começa pela boca’, promovida pela Horiens em parceria com a Odontoprev, levou aos integrantes do Grupo Novonor informações qualificadas a respeito de cuidados e alertas para manter a saúde em dia.

    O cirurgião-dentista Dr. Larrosier Ortiz iniciou a live lembrando que saúde não é a ausência de doenças, mas sim um estado geral de bem-estar físico, mental e social. “A saúde bucal tem relação direta com a qualidade de vida das pessoas, por isso é preciso ter consciência dos cuidados preventivos necessários e disciplina para aplicá-los”, orientou.

    Clique aqui para assistir à live na íntegra

     

    As consequências da falta de higiene bucal

    A falta de escovação e aplicação correta do fio dental está associada aos mais diversos problemas de saúde. “É mais comum pensarmos nas cáries, mas os problemas podem ir além, levando a perda de dentes, gengivite, periodontite, halitose, problemas gastrointestinais e problemas cardíacos, dentre outros”, explicou Dr. Ortiz. “A endocardite é um dos problemas mais sérios decorrentes da falta de higiene bucal. Ocorre quando as bactérias entram no sistema sanguíneo e migram para o coração”, completou.

    Além das doenças localizadas na cavidade bucal e as sistêmicas, outro fator que deve ser levado em consideração é a saúde emocional. A dor e a perda de dentes acabam afetando a qualidade de vida do paciente. “Trata-se de algo muito sério para o bem-estar e não deve ser subestimado. Imagine ter vergonha de sorrir ou ainda dificuldade em se comunicar”, pontuou.

    Higiene bucal: aprenda o jeito correto de fazer

    A regra básica para a escovação é fazê-la três vezes ao dia, especialmente antes de dormir. “Não vale dar aquela beliscadinha, com os dentes já escovados, antes de dormir. Além disso, indicamos passar cuidadosamente o fio dental uma vez ao dia e o melhor momento é à noite, na última escovação”, informou.

    Para conhecer a técnica correta de escovação e aplicação do fio dental, clique aqui.

    Visitas ao cirurgião-dentista

    Por fim, as visitas ao cirurgião-dentista são fundamentais, pois somente o profissional consegue analisar adequadamente eventuais problemas, principalmente em sua fase inicial. “Recomendamos que a rotina seja de duas vezes ao ano. Os problemas bucais têm como característica o rápido desenvolvimento. É difícil para a própria pessoa reconhecer o início de uma cárie, por exemplo”, alertou.

    Período Promocional – Adesão sem carência ao plano odontológico.

    Se você deseja fazer sua adesão a Odontoprev, atenção: além de garantir uma cobertura completa de especialidades, como forma de incentivar o cuidado com a saúde bucal, a Horiens negociou com a Odontoprev a isenção de carência para novas adesões aos planos nos períodos a seguir:

    Contrate até 15/03: Vigência 01/04/2022
    Contrate até 15/04: Vigência 01/05/2022
    Contrate até 15/05: Vigência 01/06/2022

    A equipe Olá Pessoas está à disposição para qualquer dúvida ou apoio a respeito deste benefício (VOIP: 5011-8080 | Tel: 11 3096-8080 ou 0800 740 1234 | E-mail: olapessoas@horiens.com).

    Se preferir, acesse o Portal de Seguros de Pessoas para preencher o termo de adesão online ou obter mais informações.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024