Idioma:

  • Roadshow Horiens: conexão, oportunidades e inteligência no mercado de seguros

    DATA: 31/07/2024

    Publicado por: Horiens

    Reuniões e apresentações agendadas e organizadas por intermediários para apresentar e negociar riscos com parceiros estratégicos. Historicamente, os roadshows são conhecidos na área financeira, mas evoluíram para o mercado segurador, eliminando a subjetividade e permitindo uma avaliação detalhada e transparente dos riscos.

    Em vez de investidores e acionistas, seguradoras e resseguradoras. No lugar de avaliar os preços, os envolvidos negociam a transferência de riscos com parceiros estratégicos. São apresentados dados em relatórios detalhados (Risk Reports) com todas as informações necessárias para encontrar a melhor alternativa para as partes envolvidas na negociação.

    São diversas oportunidades e muitos aprendizados, como descreve Márcio Rodrigues de Medeiros, Superintendente de Operações da HDI Global Seguros, seguradora parceira da Horiens:

    É um dos momentos mais agregadores de uma colocação de risco. Traz calor, vida e o ‘olho no olho’ em um momento importante no aspecto da confiança e da certeza do mercado segurador e ressegurador. Quando os vendedores conhecem as implicações mais severas da exposição e podem discutir a complexidade destes riscos com o mercado e defender a melhor solução”.

     

    Mapeamento dos riscos possíveis e existentes

    É um trabalho prévio e minucioso que envolve a avaliação de riscos, as visitas às operações da empresa e a atualização sobre os pontos positivos e as possíveis vulnerabilidades. 

    A seguradora tende a traduzir incertezas em custo, por isso apresentar o cenário real facilita não só a construção de apólices condizentes com a realidade da empresa, mas também a negociação dos valores dos prêmios (custo do seguro) e franquias de forma customizada. “A preparação inclui visitas internas junto com o cliente e externas já com a participação do mercado segurador, garantindo que os riscos sejam bem avaliados e documentados. O objetivo é trabalhar continuamente na melhoria da qualidade de risco do cliente para refletir positivamente na negociação do seguro”, conta Fábio Noronha, Engenheiro de Riscos da Horiens.

    Então, a engenharia de riscos atua diretamente para reunir informações precisas e atualizadas. “Meu escritório passa a ser dentro da empresa do cliente“, diz Fábio, “Trabalhamos muito próximos para entender o risco e atender às suas necessidades específicas”, complementa.

     

    Dados e insights: a base para a negociação

    Todos os dados são analisados e organizados no Risk Report. Nessa fase, os dados são registrados em um documento entregue para eliminar a subjetividade da tomada de decisão. Caso haja algum risco, muitas vezes inerentes à própria operação, o Risk Report apresenta e aponta em detalhes o que a companhia faz para mitigar cada um deles, assim como todos os investimentos associados.

    “Receber uma proposta de seguro detalhada é de extrema importância, pois nos permite avaliar com precisão as necessidades e expectativas do cliente. Um documento bem elaborado, com clareza nas coberturas, exclusões e condições, facilita nosso trabalho de subscrição e garante que possamos oferecer uma solução de seguro personalizada e adequada. Além disso, a transparência e a riqueza de detalhes ajudam a evitar mal-entendidos futuros e a construir uma relação de confiança entre todas as partes envolvidas”, analisa Bruna Pan Rinaldi, Superintendente de Riscos Industriais e Responsabilidade Civil da MAPFRE, seguradora parceira da Horiens.

    A Horiens atua como intermediária no processo e oferece aos seus clientes serviços de inspeções e auditorias para, então, sugerir melhorias ou soluções que mostrem para as lideranças do mercado de seguros a atenção que a empresa tem quanto aos riscos e às iniciativas de proteção de cada um deles. 

    Com esse conteúdo completo na bagagem, a equipe leva para o roadshow as ferramentas necessárias para garantir as melhores condições de negociação aos seus clientes. 

     

    Reuniões, análises e propostas

    Durante o roadshow, a seleção de parceiros precisa ser criteriosa. A escolha de seguradoras e resseguradoras com boas reputações e capacidades estão nesses mercados mais qualificados, sejam eles nacionais ou internacionais. Esse é um passo importante na jornada para o sucesso. 

    Londres é o centro mundial do seguro, onde tudo começou. Especialmente quando lidamos com riscos diferenciados, vamos ao Lloyd’s e temos a oportunidade de encontrar vários subscritores para apresentar o risco e negociar as melhores condições para nossos clientes”, analisa Henrique Martins dos Santos, Gerente de Riscos e Seguros da Horiens, que cita a capital da Inglaterra como um dos destinos do último roadshow que fez em junho, passando também por Madri (Espanha) e Munique (Alemanha).

    As apresentações são planejadas para destacar as características únicas e os pontos fortes de cada cliente, garantindo as melhores condições possíveis para a negociação.

    Quanto maior o nível de detalhe, mais chances de sucesso em aprovações internas e melhores condições. Neste quesito, o trabalho da Horiens é surpreendente. As colocações são feitas por especialistas, com conhecimento profundo dos seus clientes, informações de subscrição detalhadas e tempo de resposta fluido para que o trabalho da seguradora seja assertivo”, afirma Edgar Miotto, Head of General Liability & Environmental da Starr, seguradora parceira da Horiens.

     

    Quais são os benefícios para as empresas e as seguradoras?

    No roadshow, os clientes participam ativamente de cada etapa, apresentando aos subscritores toda a gestão de risco da sua empresa. “O cliente acompanha todo o processo de colocação do risco e conhece de perto com quem e com quais seguradoras está lidando”, explica Fábio.

    Essa abordagem proporciona avaliações e recomendações adaptadas às necessidades específicas, resultando em soluções tailor-made. “Apresentamos detalhadamente o risco a ser transferido para minimizar ao máximo qualquer subjetividade na avaliação pelos subscritores”, complementa Henrique.

     

    Uma análise qualificada e completa e que, além de conexões reais com grandes players do mercado de seguros, traz resultados importantes na hora de contratar um seguro. Vamos conversar mais sobre isso?

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Com seu Guia de Diversidade e Inclusão e Guia de Comunicação Inclusiva, Horiens dá passos importantes para promoção de...

    03 de Dezembro de 2024
    +
    0

    Em nova fase, BUSQ Seguros é relançado com principais seguradoras do mercado auto O BUSQ Seguros está reformulado. A...

    02 de Dezembro de 2024
    +
    0

    Sabemos que o local de trabalho é reconhecido como um ambiente importante para promoção da saúde, consolidando bases fundamentais...

    28 de Novembro de 2024
    +
    0

    Compromisso voluntário é uma iniciativa do Instituto Ethos que visa promover um mercado mais íntegro e ético; Horiens também...

    21 de Novembro de 2024