Idioma:

  • Rio Oil e Gas 2022: desafios e caminhos da indústria de óleo e gás

    DATA: 13/10/2022

    Publicado por: Horiens

    Escrito por: Rafael Souza
    Diretor de Riscos e Seguros para Óleo e Gás na Horiens

    É indiscutível o papel estratégico do setor de óleo e gás para o desenvolvimento global. Entretanto, apesar de sua força e relevância, trata-se de um setor altamente afetado por crises e instabilidades geopolíticas. Além disso, as metas de descarbonização da economia que estão sendo assumidas por empresas e governos ao redor do mundo colocam a energia no centro do debate e dos desafios globais, fazendo com que seja um dos mais pressionados a avançar em práticas de ESG.

    Esse cenário traz para a agenda do setor discussões de peso, todas elas abordadas nos painéis e mesas redondas da 20ª edição da Rio Oil & Gas, realizada em setembro, no Rio de Janeiro, com 58 mil participantes, mais de 260 horas de conteúdo presencial e 450 horas de conteúdo online.

    A segurança energética foi uma das pautas de maior visibilidade, dados os riscos relacionados à oferta e a pressão por preços de combustíveis, gerados em grande parte pela guerra entre Rússia e Ucrânia. O clima de incertezas reafirma a importância estratégica de investimentos para atender à demanda crescente de consumo no mundo.

    No Brasil, que é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e um país atrativo para novos negócios na área de óleo e gás, os investimentos da indústria de petróleo e gás devem alcançar cerca de US$ 24 bilhões por ano, até 2025, segundo a Associação Brasileira de Serviços de Petróleo (ABESPetro). Até 2030, os projetos aprovados já somam investimentos de US$ 156 bilhões.

    Em outra agenda de destaque no evento, a transição energética, que é um dos grandes desafios do setor, há uma série de oportunidades para o Brasil. Quando falamos em energia eólica offshore, por exemplo, considerada hoje uma das mais promissoras fontes de energia renovável, com previsão de crescer oito vezes até 2050, o país é um território extremamente fértil.  Sabemos que avanços regulatórios são importantes, mas temos espaço para deslanchar, portanto uma atuação bem articulada e consistente nesta direção pode nos colocar em uma posição destacada no cenário global.

    No geral, diante destes dois grandes desafios, a indústria de energia está buscando se posicionar de forma equilibrada considerando a importância de evoluir tanto na agenda de segurança energética quanto na de transição energética. Há um olhar consensual de que a produção deve caminhar de forma contínua numa direção mais limpa, apostando na diversificação de fontes de energia e, ao mesmo tempo, deve preservar a segurança energética com a manutenção de investimentos em óleo e gás, fator crucial para a economia e o desenvolvimento.

    Saímos de mais uma edição da Rio Oil & Gas mais fortalecidos do que entramos. Que venham as próximas!

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024