A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
Relatório Anual 2023 é divulgado pela Fundação Norberto Odebrecht
DATA: 15/07/2024
Em 2023, a Fundação Norberto Odebrecht (FNO) teve motivos significativos para celebrar. É o que aponta o Relatório Anual 2023 lançado hoje (15) pela instituição, com destaques de um ano marcado pelo 20º aniversário do seu programa social, o PDCIS (Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade), que já impactou a vida de mais de 650 mil pessoas com esforços dedicados à promoção do desenvolvimento territorial sustentável.
Por meio do PDCIS, a FNO vem buscando beneficiar um número crescente de famílias de forma conjunta com as instituições parceiras. Reportamos no nosso Relatório que, no último ano, isso foi evidenciado pelo avanço do programa em comunidades rurais do Sana, região serrana de Macaé (RJ), e no alcance de 33 mil pessoas impactadas na Bahia e Rio de Janeiro, distribuídas por 221 comunidades em 20 municípios. Além disso, esta edição do documento tem como enfoque a contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que constituem um plano global com 17 objetivos e 169 metas para guiar a humanidade até 2030. Em 2023, as ações do PDCIS deram concretude a 14 Objetivos e contribuíram em 52 Metas.
Outros destaques do ano passado incluíram o serviço de consultoria técnica especializada na agenda ESG (Environmental, Social and Governance) realizado pela FNO, além do fortalecimento dos programas de voluntariado corporativo dentro do Grupo Novonor. A atuação da Fundação resultou ainda no reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do país, e pela primeira vez, como um excelente local para se trabalhar pelo Great Place to Work.
“Enquanto olhamos para o futuro, estamos determinados a expandir nosso impacto e continuar a construir um legado de transformação social, confiantes de que, juntos, podemos enfrentar os desafios que estão por vir e ajudar a construir uma sociedade mais justa e sustentável”, afirma o superintendente Fabio Wanderley no início da publicação, reafirmando o compromisso da instituição em ser reconhecida por multiplicar soluções de impacto que transformam o amanhã.
Contribuição aos ODS
Em um cenário onde todos os municípios atendidos pelo PDCIS possuem níveis baixos ou muito baixos de desenvolvimento sustentável, segundo dados do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), o Relatório Anual de 2023 evidenciou a importância do compromisso da FNO em coordenar soluções para promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental nessas áreas, que ainda enfrentam desafios significativos.
Na dimensão ambiental, a atuação conjunta entre a Fundação e instituições parceiras na realização do PDCIS viabilizou o plantio de 3.411 árvores, alinhando-se ao ODS 15 (Vida Terrestre) e impulsionando o reflorestamento conforme a Meta 15.2. Além disso, ao recuperar 10 nascentes, contribuiu para o alcance do ODS 6 (Água potável e Saneamento), e Meta 6.6, que visa a proteção e restauração de ecossistemas relacionados com a água. A instalação de 123 fossas sépticas teve como objetivo melhorar as condições de esgotamento sanitário em propriedades rurais sem acesso a saneamento básico, e contribuiu para a Meta 3.9 do ODS 3 (Saúde e Bem-estar), que visa reduzir mortes e doenças relacionadas à contaminação da água e do solo.
No âmbito social, contribuiu significativamente para o alcance do ODS 4 (Educação de Qualidade), proporcionando acesso à educação de qualidade para 337 jovens nas três escolas rurais parceiras, que alcançaram o conceito escolar ótimo. Ao possibilitar o acesso à educação de qualidade para pessoas em vulnerabilidade social, o PDCIS contempla a Meta 4.3. Além disso, capacitou mais de 2000 agricultores para melhorar suas práticas, o que impacta diretamente no ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e a Meta 8.6 de reduzir a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.
O programa também promoveu avanços na equidade de gênero (ODS 5) ao distribuir 1.318 kits de dignidade menstrual para meninas e mulheres, que representam, inclusive, 48% dos jovens matriculados nas escolas rurais. As instituições parceiras na execução do PDCIS têm seus cargos de liderança ocupados por maioria feminina (62%). Todos esses resultados estão em consonância com a Meta 5.5, que garante a participação plena das mulheres e igualdade de oportunidades.
Os esforços para promover o combate à pobreza e à desigualdade também trouxeram resultados significativos na dimensão econômica. Em 2023, a produção de 771 toneladas de alimentos não só contribuiu para o alcance do ODS 2, que visa reduzir a fome e promover a agricultura familiar, e com a Meta 2.3 ao auxiliar na garantia da segurança alimentar e geração de renda, mas também apoiou o ODS 1 e a Meta 1.2, que visa reduzir a pobreza. Isso resultou em um faturamento de R$ 2,7 milhões para os beneficiários, mais que o dobro do valor obtido em 2022.
Permitindo uma visão individualizada dos impactos mencionados, o Relatório Anual de 2023 é interativo, com uma navegação guiada a partir de hiperlinks, sendo ainda possível acessar conteúdos externos ao PDF da publicação, ampliando os conhecimentos acerca da Fundação Norberto Odebrecht. Como novidade, traz ainda as Jornadas dos Beneficiários do PDCIS. Além de conhecer as histórias destes personagens, dados comparativos evidenciam como suas vidas se transformaram após serem atendidos pelo programa. Um exemplo é Zenilson de Jesus, agricultor familiar cuja produtividade triplicou em apenas um ano, resultando em melhorias significativas nas condições de vida dele e da sua família.
Para conferir todos os resultados e destaques do Relatório Anual 2023, acesse a página especial www.relatorioanualfno.com e faça o download da publicação.
Nenhum Comentário