Idioma:

  • Relatório Anual 2022 destaca ampliação das ações da Fundação Norberto Odebrecht

    DATA: 12/07/2023

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Documento traz resultados do Programa Social da instituição e as novas iniciativas criadas no último ano

     

    Foi lançado nesta quarta-feira, 12, o Relatório Anual 2022 da Fundação Norberto Odebrecht. A publicação, disponível para leitura neste link, descreve os principais resultados alcançados pela instituição no último ano, como o benefício a mais de 12 mil pessoas em 188 comunidades baianas com o Programa Social PDCIS; a expansão do Programa para o Rio de Janeiro; e a criação e coordenação de novas iniciativas sociais, materializando compromissos com uma atuação ESG (Environmental, Social and Governance) que impacta positivamente pessoas e territórios.

    Na abertura do relatório, o superintendente Fabio Wanderley reiterou como o documento refletiu a expansão das ações da instituição. “Percebemos que o PDCIS nos fez ser detentores de um portfólio de soluções de impacto para impulsionar organizações, empresas e pessoas”, escreveu, destacando como esta atuação foi reconhecida com a premiação de melhor ONG da Bahia e uma das 100 melhores do país pelo Instituto Doar em 2022.

     

    O superintendente destacou ainda a nova missão, definida no último ano para reforçar o compromisso com a transformação social e com uma atuação que representa as necessidades da sociedade. “Revisitando essa trajetória, decidimos definir a nova missão da Fundação: educar para impactar vidas que transformam o amanhã”, pontuou.

    PDCIS

    O Programa Social coordenado pela Fundação contribuiu para 14 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

    Com o trabalho em conjunto com as organizações sociais apoiadas pela Fundação, o PDCIS alcançou resultados importantes em 2022 no Baixo Sul da Bahia. A iniciativa contribuiu para o plantio de 39 mil árvores nativas da Mata Atlântica; o processo de formação de 287 jovens em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; a recuperação de 22 nascentes; a proteção de 118 ecossistemas aquáticos; e a produção de mais de 1 tonelada de alimentos da agricultura familiar. Com estes resultados, o PDCIS contribuiu para 14 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), apoiando 49 das 169 metas definidas na agenda.

    O ano de 2022 também marcou a continuidade da expansão do PDCIS para o Rio de Janeiro. Em parceria com a Ocyan, empresa de óleo e gás do Grupo Novonor, a implementação de práticas do Programa beneficiou ao longo do ano cerca de 100 pessoas na comunidade do Sana, em Macaé. Um dos agricultores familiares impactados foi Adevanildo Moreira, que conta ter esperança para o impacto do PDCIS em sua vida: “chegando mais gente para nos ajudar a vender nossos produtos, vamos poder até plantar mais. Quem sabe pode sobrar dinheiro para comprar máquinas, ou para gerar mais emprego para quem precisa”, disse ele.

    Novos projetos

    Entre as novas iniciativas criadas e coordenados pela Fundação em 2022, destacam-se dois voluntariados corporativos realizados junto a empresas do Grupo Novonor: o Na Onda do Bem, em parceria com a Ocyan, empresa de Óleo e Gás, e o VOCÊ, com a OEC, de Engenharia e Construção. Concebidos para conectar beneficiários do PDCIS com integrantes das empresas por meio de mentorias de vida e carreira, as duas ações reuniram 120 participantes e promoveram mais de 1.600 horas de trabalho voluntário.

    Em 2022, a equipe da Fundação desenvolveu e executou novas iniciativas sociais, como programas de voluntariado e um prêmio para ONGs de Salvador

    Outra novidade lançada durante o último ano foi o Projeto ONG Forte. Com o objetivo de fortalecer institucionalmente uma organização sem fins lucrativos de Salvador (BA) com uma assessoria personalizada em gestão, a iniciativa foi realizada em parceria com a Fundação Maria Emília. Com 30 inscrições no edital e um processo seletivo com diversas etapas, o ONG Forte selecionou uma vencedora – a Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia -, que recebeu a premiação no primeiro semestre de 2023.

    Fortalecimento e expansão

    O Relatório Anual também aborda como a Fundação olha para o futuro, com a criação de um fundo patrimonial e o compromisso de seguir ampliando seu portfólio de atuação, utilizando da experiência consolidada no campo para trabalhar o desenvolvimento sustentável de comunidades periféricas urbanas. Um direcionamento que segue o sonho de expansão do fundador Norberto Odebrecht e a aproxima da visão, definida em 2022, de “sermos reconhecidos por multiplicar soluções de impacto socioambiental para construção de um futuro sustentável”.

    Para acessar o Relatório Anual 2022 da Fundação Norberto Odebrecht, clique aqui.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Um novo olhar para a agricultura familiar e mais qualidade de vida. Essas são apenas algumas das mudanças sentidas...

    29 de Abril de 2024
    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024