Na série especial de notícias em celebração aos 80 anos do Grupo Novonor, destacamos o desempenho na construção de...
Reafirmamos o nosso “Compromisso com o Brasil”
DATA: 12/04/2017
Em resposta à abertura dos inquéritos pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil contra políticos e parlamentares no âmbito da Operação Lava Jato, a Organização Odebrecht emitiu ontem um comunicado em que reafirma o seu “Compromisso com o Brasil”, posicionamento firmado em março de 2016 para uma colaboração definitiva com as investigações.
“As providências agora adotadas decorrem de uma decisão tomada de forma consciente pela Odebrecht há pouco mais de um ano”, ressalta o texto, que pode ser lido na íntegra no site Nosso Compromisso.
O documento também reforça que a Odebrecht “já adotou um novo modelo de governança e está implantando normas rígidas de combate à corrupção, com vigilância permanente para que todas as suas ações, principalmente na relação com agentes públicos, ocorram sempre dentro da ética, da integridade e da transparência”.
Canal para denúncias
Esta postura reflete uma série de medidas da empresa em resposta a seus integrantes, à Justiça e à sociedade. Uma delas é a reformulação do Canal Linha de Ética, que deve apresentar, ainda no primeiro semestre, mudanças na sua interface com os integrantes, como uma maior transparência no processo de investigação e mais segurança para o denunciante.
Em 2016, o canal recebeu um total de 3121 registros de relatos sobre possíveis condutas que vão de encontro a uma atuação ética integra e transparente. Todos esses registros foram analisados segundo critérios de confidencialidade e independência, garantindo o anonimato dos relatores e a segurança na apuração.
A análise dos 3121 relatos concluiu que 377 eram procedentes ou poderiam gerar oportunidades de melhorias em processos. Para todos esses casos, a Odebrecht não poupou esforços para mitigar os riscos, implementar as melhorias necessárias e, em alguns casos, tomar medidas corretivas e disciplinares. Entre elas, a demissão de 30 integrantes e o encerramento de parceria com quatro fornecedores. De janeiro ao início de abril de 2017, o canal já recebeu mais de 1.000 registros.
Fiscalização interna
Outra iniciativa recente foi a contratação de monitores independentes como parte do acordo assinado com os Governos brasileiro, americano e suíço. Os monitores são especialistas em Conformidade e começaram a trabalhar dentro do grupo acompanhando o cumprimento dos compromissos assumidos pela Odebrecht no Acordo de Leniência assinado com o Ministério Público Federal do Brasil (MPF), com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e com a Procuradoria-Geral da Suíça.
Os dois profissionais irão verificar, por exemplo, se as medidas internas recentemente aprofundadas por meio do Sistema de Conformidade – prevenção, detecção e remediação – estão em pleno funcionamento.
Reforço das equipes
Paralelamente, as equipes de Conformidade da Odebrecht S.A. e dos Negócios vêm sendo reforçadas desde dezembro de 2016. O intuito é apoiar os líderes na implementação das disposições previstas na nova Política sobre Conformidade da Organização Odebrecht, divulgada em janeiro.
O documento é uma ampliação do Código de Conduta, que foi substituído. A Política sobre Conformidade resgata os valores da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) e reforça como todos os integrantes, independentemente de suas funções e posições hierárquicas, podem ajudar a construir uma nova Odebrecht.
Nenhum Comentário