Idioma:

  • Projeto de Marisqueiras em Capanema é apoiado pela Enseada

    DATA: 06/06/2023

    Publicado por: Enseada

    O projeto “Marisqueiras com Orgulho, Quilombolas para Sempre”, idealizado em 2015, vem transformando a vida de cerca de 30 famílias através do cultivo comunitário de ostras, no distrito de Capanema, em Maragojipe. O projeto vem sendo desenvolvido com o apoio de diversos parceiros como a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres – SPM-BA, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, Fundação Vovó do Mangue, Rare Brasil, ICMBio / Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape e Enseada Indústria Naval.

    A Enseada vem desde 2017 apoiando o projeto da associação Mariquilombo com objetivo de fomentar uma alternativa econômica viável para as famílias de marisqueiras e contribuir para autonomia financeira destas mulheres que, em sua maioria, são chefes de família, por meio do cultivo sustentável de ostra, buscando assim desenvolver capacidades junto aos demais parceiros na implementação de medidas voltados a sustentar os resultados a longo prazo nos territórios de pesca e mariscagem da região.

    Recentemente a Enseada adquiriu 300 dúzias de matrizes de ostra da Mariquilombo que foram doados para associação de marisqueiras do distrito de São Roque do Paraguaçu com o intuito de impulsionar o Projeto de Ostreicultura naquela localidade. Em 23 de maio foram distribuídos kits de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, compostos de luvas, chapéus e camisas UV (proteção contra a radiação ultravioleta), a fim de promover melhores condições de trabalho e segurança para as marisqueiras de Capanema.

    A iniciativa da Enseada encontra-se prevista no escopo do Plano Diretivo de Pesca – PDP, no âmbito do Programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP, previsto em seu licenciamento ambiental, que prevê no seu EIXO III o apoio a projetos produtivos de pesca e cultivo sustentável contribuindo para elevar a renda de pescadores e marisqueiras com a implementação de projetos sustentáveis.

    Maria Rita, coordenadora da associação Mariquilombo, comentou o apoio da Enseada ao Projeto: “Gostaria de agradecer e parabenizar a Enseada por tudo que tem feito aqui na Associação, há alguns anos vocês conseguiram mudar o poste da Coelba que ficou mais distante e pudemos pedir a energia e fazer a instalação elétrica. Vocês também vêm ajudando outras associações de marisqueiras em São Roque que conseguiram 300 dúzias de ostras para o projeto. E agora essa semana com a entrega de EPIs, todas amaram porque o local que a gente trabalha é muito perigoso. Gratidão por tudo, vocês estão de parabéns.”

     

    Mais informações sobre a associação Mariquilombo:

    Em 2018 a associação recebeu o Prêmio Barra Mulher que homenageou pela primeira vez, em nove edições, um coletivo de mulheres, dando destaque ao cooperativismo e ao empreendedorismo feminino. Em 2017, o projeto foi um dos dez premiados com o Troféu Consulado da Mulher e foi contemplado com um terreno para construção de sua sede.

    Recentemente o projeto foi beneficiado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR e Secretaria de Desenvolvimento Rural, com aquisição de embarcações, máquinas e equipamentos para apoio à pesca e ostreicultura.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Durante o mês de março, a Enseada reafirmou seu compromisso social ao realizar doações de lâmpadas e refletores, promovendo...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Desde 2012, a Enseada tem realizado o monitoramento de peixes, componente do Programa de Monitoramento da Biota Aquática. Trata-se...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A água é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, elemento essencial para a sobrevivência de...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    No início de janeiro/2024, a Enseada concluiu com sucesso a primeira operação de movimentação de Grãos em seu no...

    06 de Fevereiro de 2024