Durante a Reunião Anual da Novonor, no dia 19 de dezembro, além de celebrar os 80 anos do Grupo...
Projeto da Braskem levará reciclagem de plástico para o espaço
DATA: 19/10/2017
Primeiro o Plástico Verde I’m green™ chegou ao espaço, em 2016, para ser usado na impressão 3D de ferramentas pelos astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS). A novidade é que, a partir de 2018, esses mesmos astronautas poderão usar uma recicladora de objetos e embalagens plásticas, que ampliará a autonomia das missões fora da Terra.
A boa notícia é fruto de uma ampliação do projeto “Imprimindo o Futuro”, parceria da Braskem com a Made In Space, empresa norte-americana líder no desenvolvimento de impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da NASA. Esta será a primeira operação comercial de reciclagem de plástico na história das missões espaciais.
“Levar a primeira recicladora de plástico para o espaço é motivo de orgulho. Este é o segundo passo da nossa parceria com a Made In Space, na qual propomos fechar o ciclo do plástico com sustentabilidade: da produção do polietileno verde a partir da cana-de-açúcar à reciclagem do polímero”, avalia Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem.
Para Andrew Rush, CEO da Made in Space, no futuro a recicladora e a impressora 3D formarão um pacote que aumentará a autonomia e a sustentabilidade de missões de alta duração. “Embalagens de alimentos, por exemplo, podem ser reutilizadas para a produção de objetos úteis aos astronautas ao invés de serem descartadas”.
A previsão é que a recicladora chegue à estação no segundo semestre de 2018 e complete o ciclo sustentável do plástico nas operações espaciais. A invenção vai contribuir para a redução dos custos das missões espaciais e para a redução do peso transportado a partir da Terra.
Como funcionará a recicladora?
Plataforma Wecycle
Nenhum Comentário