Idioma:

  • Programa Social da Fundação avança em comunidade rural do Rio de Janeiro

    DATA: 12/09/2023

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht Ocyan

    A transformação social gerada pelo PDCIS, iniciativa coordenada pela Fundação Norberto Odebrecht, continua a acontecer na comunidade do Sana, em Macaé (RJ). Desde o ano passado, em parceria com a Ocyan, agricultores familiares da região vêm sendo apoiados pela Fundação e seus parceiros para aprimorarem a produtividade e a sustentabilidade de seus plantios. E, nos últimos meses, uma nova fase deste trabalho foi iniciada: a prática de Organização Socioprodutiva, cujo objetivo é capacitar os produtores no planejamento, manejo, escoamento e comercialização de seus cultivos agrícolas.

    Os encontros de formação estão abordando o manejo de cultivos como banana, inhame, café, aipim e hortaliças – com os quais as agricultoras e os agricultores da comunidade do Sana já estão acostumados. Mas com um diferencial: o apoio técnico para uma manejo mais sustentável e eficiente das propriedades rurais. “Queremos motivar os produtores a trabalharem com culturas com as quais eles já possuem aptidão, mas em um formato de plantio diferente, melhor. E eles estão muito receptivos não só para aprender, mas para compartilhar seu conhecimento conosco”, diz Samuel Kumiya, consultor que apoia a Fundação na implementação da iniciativa.

    “Nosso objetivo é sempre levar para as pessoas atendidas as ferramentas necessárias para seu próprio crescimento e transformação”, diz Cláudia Pimentel, coordenadora de Sustentabilidade e Parcerias na Fundação Norberto Odebrecht. Na foto, o consultor Samuel Kumiya junto a um dos agricultores beneficiados.

    Em uma parceria da Fundação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), os agricultores ainda receberam um curso prático e teórico focado no cultivo da banana. Nas aulas, que somaram mais de 20h de transmissão de conhecimento, foram abordadas as técnicas de cultivo, detecção de doenças, plantio, limpeza, embalagem e transporte para a espécie.

    Para Júlio Cesar Muller, um dos produtores apoiados, as ações estão dando mais esperança para a comunidade. “Ficamos muito animados com a vinda do técnico para nos acompanhar nas propriedades, visto que a falta de assistência técnica é um dos nossos maiores problemas. E estamos ainda mais ansiosos com a previsão de chegada de insumos para nos apoiar nos novos plantios. Só temos a agradecer à Ocyan, à Fundação e a APPAC-Tororó”, disse ele.

    Fortalecimento

    Todas as ações do PDCIS na comunidade do Sana estão sendo implementadas em interlocução com a Associação de Proteção ao Patrimônio Ambiental e Cultural (APPAC-Tororó), ONG local parceira da iniciativa, e a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (APAF-Sana), que representa os produtores beneficiados. E, em agosto, além da realização da prática de Organização Socioprodutiva, a Fundação Norberto Odebrecht (FNO) e seus parceiros seguem planejando as próximas ações. Uma das iniciativas que será implementada em breve é a realização dos chamados Projetos Educativo-Produtivos, os PEPs, que buscam a implementação de novas áreas produtivas para gerar renda e aumentar a capacidade produtiva do público-alvo.

    Durante as visitas à comunidade, a equipe da FNO tem dado continuidade à transferência de tecnologia junto à APPAC-Tororó, capacitando integrantes da ONG nos processos necessários para planejar e implementar os PEPs junto ao público-alvo: não só compartilhando o passo a passo para executar os Projetos Educativo-Produtivos, mas contribuindo para aprimorar os processos de prestação de contas e de execução de orçamento.

    A partir de oficinas e trocas de conhecimento com integrantes da área de Conformidade na Fundação, a instituição tem se tornado mais capaz de lidar com o fluxo de recursos e insumos necessários para a realização do PEPs, já que o projeto prevê que os agricultores e agricultoras recebam mudas, fertilizantes e outros materiais para a criação dos novos cultivos, em uma espécie de investimento semente (saiba mais sobre os PEPs aqui!). Para Márcio Nascimento, que lidera a APPAC-Tororó, estas ações têm contribuído para o desenvolvimento com sucesso das atividades planejadas. “Nós estamos conhecendo uma série de elementos que nos ajudarão a gerir com eficiência todas as ações a serem operacionalizadas de agora para frente”, afirmou ele.

    Transformação

    Segundo Claudia Pimentel, coordenadora de Sustentabilidade e Parcerias na Fundação Norberto Odebrecht, o apoio a cada uma das cerca de 100 pessoas beneficiadas pelo PDCIS no Sana vai reverberar por toda a comunidade. “Nosso objetivo é sempre levar para as pessoas atendidas as ferramentas necessárias para seu próprio crescimento e transformação”, diz ela. “E implementar o PDCIS no Sana, com o apoio da Ocyan e de outros parceiros, é mais uma oportunidade para mostrar o potencial de nossa tecnologia social em impulsionar este protagonismo em diferentes contextos. A partir do incentivo à agricultura familiar, estamos promovendo a inclusão socioprodutiva, o combate à pobreza, a segurança alimentar, a mobilização social e muito mais”, explica.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024