No final de outubro realizamos na Horiens a 1ª Semana da Nossa Cultura, uma iniciativa proposta pela Novonor a...
Prevenir para viver bem: dois homens, duas histórias que reforçam o valor do autocuidado
DATA: 28/10/2024
Os cuidados com a saúde sempre fizeram parte do dia a dia de Felipe Veloso e Cristiano Verardo, integrantes da Horiens e da Vexty respectivamente. Adeptos de esportes, sempre encontraram tempo para treinar mesmo em meio à correria da vida cotidiana. Mas o gosto pelas atividades físicas não é o único ponto em comum entre eles. Ambos, cada um com sua história, sabem bem a importância dos exames preventivos. Foi durante consultas médicas de rotina que eles descobriram problemas sérios de saúde e tiveram a chance de agir para evitar complicações maiores. Felipe e Cristiano são exemplos vivos de como o autocuidado pode ser decisivo para garantir o bem-estar a longo prazo.
Quando o inesperado acontece
Felipe Veloso tinha apenas 18 anos quando começou a fazer exames anuais para monitorar a saúde do seu coração. Nascido em uma família com histórico de doença cardiológica, ele logo percebeu a importância de cuidar da própria saúde. Nos 20 anos que se seguiram, realizou seus exames preventivos em todos, exceto entre 2020 e 2022, período marcado pela pandemia de Covid-19. Quando voltou a realizá-los, em 2023, descobriu um aneurisma na aorta, uma condição grave que exigia cirurgia. “Meus três anos sem fazer preventivo quase custaram a minha vida”, afirma.
Após passar por uma cirurgia delicada, Felipe enfrentou complicações que o levaram de volta à mesa de operação em menos de 24 horas. Apesar dos imprevistos e dos quatro dias que passou na UTI, sua boa forma física o ajudou a se recuperar rapidamente. “Os primeiros dias foram bem difíceis. Depois de passar por duas intervenções seguidas e ficar entubado, andar da cama para a cadeira ao lado parecia uma maratona. Fico imaginando como seria se isso tivesse acontecido com uma pessoa sem uma boa condição física. Certamente teria uma recuperação mais demorada” reflete ele. “Mesmo fazendo tudo certo, às vezes o inesperado acontece. O que a gente pode fazer é estar preparado para enfrentar da melhor forma possível. A vida é muito frágil e a gente tem que cuidar dela todos os dias “, completa.
Cristiano Verardo, por sua vez, sempre foi um homem de planejamento e prevenção. Sua carreira na Vexty, no segmento de previdência, reflete sua filosofia de vida: “Eu sou de prevenir, de gerir riscos, de não correr riscos desnecessários”, afirma. Essa visão também esteve presente em seus cuidados com a saúde ao longo da vida, mas em 2019, Cristiano passou por um susto.
Durante uma consulta de rotina com o cardiologista, recomendado por um amigo, descobriu que suas artérias coronárias estavam gravemente entupidas. Sem nenhum sintoma aparente, ele soube que estava à beira de um infarto. “O médico disse que eu precisava de cirurgia imediata. Foi um susto, mas a decisão de fazer exames regularmente salvou minha vida”, afirma.
Novembro Azul e o cuidado com a saúde do homem
As histórias de Felipe e Cristiano reforçam o principal alerta do Novembro Azul, uma campanha que surgiu para conscientizar os homens sobre a importância dos exames preventivos, especialmente para o câncer de próstata. Criada em 2003 na Austrália, a campanha foi ganhando espaço e hoje é um movimento mundial, alertando para aquele que é o segundo tipo de câncer que mais atinge homens no Brasil.
Apesar de o câncer de próstata ser altamente tratável quando detectado precocemente, muitos homens ainda resistem aos exames, seja por preconceito ou por medo. Exames simples, como o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, podem identificar alterações na próstata e salvar vidas.
Mas as barreiras culturais e o estigma em torno desses exames ainda afastam muitos homens dos consultórios médicos. Felipe e Cristiano, com suas histórias, são prova de que colocar a saúde em primeiro lugar pode fazer toda a diferença. “É uma aposta cara ignorar a própria saúde, e não dá para apostar com sua vida. Você não fazer o preventivo, seja por preconceito ou porque não tem tempo, pode custar muito. A vida é o bem mais valioso que temos. Se você perde a vida, perde tudo”, alerta Felipe.
Cristiano também destaca a importância de não se deixar levar por preconceitos ou medos quando o assunto é saúde. Após uma palestra sobre o Novembro Azul em 2022, ele procurou um urologista e descobriu pequenos problemas que, se não tratados a tempo, poderiam se agravar. “Se você não quer se cuidar por você, faça pela sua família”, aconselha. Para ele, o cuidado com a saúde vai além de um gesto individual: é uma responsabilidade com aqueles que amamos.
Aproveite a chance de cuidar de você agora
Ainda não fez seus exames preventivos em 2024? Durante o mês de novembro, você pode realizar diversos exames pelo seu plano de saúde sem o custo de coparticipação. Clique aqui para ver a lista completa dos exames com isenção da taxa de coparticipação se seu plano é Bradesco, ou clique aqui caso o seu plano seja Sulamérica.
Nenhum Comentário