Na última segunda-feira (17), o Consórcio Cantareira deu início à primeira turma de Formação de Carpinteiros de Formas, em...
Prédio do Comando da Base de Submarinos construído pela OEC é entregue à Marinha
DATA: 13/02/2025
No próximo dia 13 de fevereiro, a Marinha do Brasil vai inaugurar o Prédio de Comando da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, construído pela Odebrecht Engenharia e Construção no âmbito do PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos.
A estrutura, localizada na área sul da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), em Itaguaí (RJ), possui quatro níveis compostos por térreo, dois pavimentos e cobertura com área técnica, constituindo um total de aproximadamente 4.900 m². O edifício foi projetado em estrutura de concreto pré-moldado, com fechamento em alvenaria de blocos de concreto, revestidos por sistema de fachada ventilada, trazendo eficiência e conforto térmico aos usuários.
A inauguração da obra completa o conjunto de edifícios da região conhecida como Praça da Bandeira da BSIM, composto pelos prédios do Comando da Base e do Comando da Força de Submarinos, onde ambas as edificações seguem a mesma concepção arquitetônica, desde a volumetria em formato de “L” até os acabamentos.
O conjunto é interligado por um pórtico localizado no centro da planta entre os prédios espelhados, simbolizando a ligação entre os dois edifícios e proporcionando coesão ao conjunto. O pórtico foi projetado como um marco de acesso à área, um monumento em homenagem aos submarinistas que ajudaram a escrever a história da Força de Submarinos da Marinha do Brasil, além de funcionar como palanque para acomodar autoridades e convidados que participam de atividades e cerimônias na praça.
O prédio do Comando da Base disponibiliza espaços de trabalho que permitem a realização de atividades administrativas e logísticas desenvolvidas pela Marinha brasileira. A edificação é compartimentada em áreas administrativas e salas do Comando, além de alojamentos com dormitórios, vestiários, banheiros, salões de convivência e Praça D’Armas. A edificação possui uma grande pele de vidro nas fachadas voltadas para a praça, com vista para o cais. A exemplo do similar prédio do Comando da Força de Submarinos, o prédio do Comando da Base possui uma varanda coberta que funciona como área de estar privilegiada, podendo ser utilizada nas cerimônias que ocorrerão na praça central.
Sobre o PROSUB
Criado para fortalecer a capacidade naval do país e atender às diretrizes da estratégia nacional de defesa, o PROSUB tem como propósito incorporar à força naval brasileira quatro submarinos convencionais, movidos por motores diesel-elétricos, e um com propulsão nuclear, todos fabricados no Brasil com transferência de tecnologia francesa, exceto a parte nuclear, que está sendo desenvolvida pela Marinha do Brasil. Dos submarinos convencionais, dois deles (Riachuelo e Humaitá) já foram entregues, o terceiro (Tonelero) está em fase de testes no mar, e o quarto (Almirante Karam) avança em fase final de construção. O submarino de propulsão nuclear (Álvaro Alberto) já teve sua construção iniciada através da seção de qualificação.
O programa inclui a construção de uma base naval e de dois estaleiros para apoio à operação das novas embarcações. A OEC – Odebrecht Engenharia e Construção participa deste processo em duas frentes: na construção dos submarinos, como parte integrante da ICN – Itaguaí Construções Navais, em consórcio com a francesa Naval Group, detentora da tecnologia, e como responsável pela construção de toda a infraestrutura do projeto, no âmbito do contrato PROSUB EBN – Estaleiro e Base Naval.
O objetivo do programa é incrementar a proteção da Amazônia Azul, área marítima que se estende a partir do litoral brasileiro até o limite da Plataforma Continental, totalizando 5,7 milhões de km², área equivalente a 67% do território brasileiro. Dela são extraídos 95% do petróleo brasileiro e por ela transitam 10% do tráfego marítimo mundial, além de aproximadamente 95% do comércio exterior do país.
Nenhum Comentário