Idioma:

  • Plástico Verde da Braskem no segmento de papelaria: cadernos 100% sustentáveis

    DATA: 18/02/2020

    Publicado por: Braskem

    A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder na produção de biopolímeros, e a Ledesma , líder em produtos agroindustriais naturais, criaram a Ledesma+Bio, uma linha de cadernos 100% sustentáveis, produzidos totalmente a partir da cana-de-açúcar. O lançamento faz parte do compromisso em prol da Economia Circular da Braskem , conceito de processo produtivo que contempla a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais, formando um ciclo sustentável desde a produção até a reinserção a um novo processo produtivo.

    Inovadores no mercado, os cadernos têm capa e contracapa de bioplástico, produzidas com o Polietileno Verde I’m greenTM , da Braskem. As folhas dos cadernos são feitas da fibra da cana-de-açúcar e possuem cor natural, pois não são utilizados branqueadores químicos em sua produção, desta forma contribuem ainda mais com meio ambiente. O lançamento foi premiado como ” Produto Sustentável do Ano 2019 “, da Business Intelligence Group , que, desde 2012 premia empresas e pessoas que apresentam soluções inovadoras.

    Produzido pela Braskem, o Polietileno Verde é uma resina plástica que utiliza a cana-de-açúcar como matéria-prima na produção, alcançando um saldo de carbono negativo no processo, já que a planta é uma fonte renovável que captura 3,09 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera durante a produção. Isso contribui para sua regeneração e para a redução do efeito estufa, o que, por sua vez, permite cultivá-la novamente.

    O Plástico Verde pode ser inserido nas mesmas cadeias de reciclagem que o polietileno de origem fóssil. O produto, lançado em 2010, foi o primeiro biopolímero produzido mundialmente em escala industrial.

    “A linha Ledesma+Bio é o primeiro produto 100% sustentável da indústria de papelaria. Esse produto se destaca porque 95% de suas capas e contracapas e 100% de suas folhas foram produzidas a partir da cana-de-açúcar”, explica a diretora de produto da Ledesma, Maria Miglio.

    Segundo Rafaela Baldin, gerente de contas de Renováveis da Braskem, esse projeto desenvolvido em conjunto faz parte do compromisso da Braskem com o meio ambiente e a Economia Circular, que caracteriza e guia as atividades produtivas da companhia. “A Braskem busca criar soluções sustentáveis. Nesse sentido, a criação da linha Ledesma+Bio representa nossos valores de sustentabilidade e o compromisso com os atores do mercado que buscam uma opção ecologicamente correta”, ressalta a executiva.

    A empresa brasileira Confetti é responsável pela transformação do Plástico Verde da Braskem em lâminas e capas plásticas recicláveis. “A Confetti é encarregada de transformar a resina plástica produzida pela Braskem e realizar, utilizando maquinário especializado, a extração e transformação do Polietileno Verde em lâminas plásticas com medidas, espessura e textura previamente determinadas”, explica o diretor da companhia, Carlos Rettmann. “A novidade que chega ao setor de papelaria é mais um passo muito importante para o Plástico Verde”, conclui.

    Sobre a Ledesma
    A Ledesma S.A.A.I (Sociedade Anônima Agrícola Industrial) é uma empresa agroindustrial de capital argentino que emprega 8 mil pessoas, lidera os mercados nacionais de açúcar e papel e tem participação importante nos segmentos de frutas e sucos cítricos, carne e cereais, álcool e bioetanol. A Ledesma tem mais de 50 anos de experiência na fabricação de papel a partir da cana-de-açúcar na província de Jujuy, Argentina.

    Sobre a Confetti
    A Confetti Indústria e Comercio Ltda. é uma companhia criada em 1982 em São Paulo, Brasil. Atua nos mercados de produtos de papelaria e produção de chapas plásticas.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023
    +
    0

    Os negócios do Grupo Novonor foram reconhecidos pela edição de 2023 do Ranking 100 Open Startups. A premiação destaca as...

    09 de Novembro de 2023