Idioma:

  • Pelo segundo ano consecutivo, Braskem estimula economia circular no Lollapalooza Brasil

    DATA: 30/03/2023

    Publicado por: Braskem

    Ação reforça preocupação da empresa em conscientizar a população a descartar corretamente o plástico e garantir sua circularidade no mercado

    Pelo segundo ano consecutivo, a Braskem está no festival Lollapalooza Brasil para incentivar o descarte correto do plástico com a ação Rock and Recycle by Braskem. Em 2022, cerca de 130 mil itens de plástico foram coletados no estande da Braskem durante o evento. Para esse ano, a expectativa é aumentar o volume de resíduos a serem destinados à reciclagem.

    Ana Laura Sivieri, Diretora de Marketing e Comunicação da Braskem, celebra o impacto e efetividade da ação: “Queremos que a sociedade entenda a importância da participação ativa de todos nós na reciclagem do plástico. Nosso lixo tem futuro, mas para isso ele precisa chegar ao destino correto. E isso depende da união de esforços da indústria, poder público e população. Nossa ação no LollaBR      caminha nesse sentido, com o objetivo de engajar as pessoas em uma pauta tão importante”, diz.

    A ação é mais uma iniciativa da Braskem dentro da plataforma Wemove, criada em 2022, que tem como um dos objetivos educar a população sobre reciclagem. “Marcar presença pelo segundo ano consecutivo no LollaBR consolida nossa atuação nos grandes festivais de música como uma empresa que está comprometida em conscientizar o público sobre a importância da sua participação na economia circular”, completa a executiva.

    Parceria para gerenciar o manejo de resíduos

    A gestão de resíduos do Lollapalooza Brasil 2023 será feita pela Casa Causa, uma consultoria de estratégia em sustentabilidade com foco no aterro zero. O gerenciamento contemplará, além da coleta, a capacitação de parceiros e prestadores de serviços, bem como a utilização de cooperativas de catadores     , que atuarão na separação deste material.

    Esse processo garantirá que a operação seja sustentável do início ao fim, uma vez que o resíduo reciclável coletado retornará à indústria de maneira responsável e consciente e, ainda, o lucro obtido alimentará diversas famílias, gerando empregos e incentivando as comunidades. A cooperativa escolhida para coletar e destinar corretamente o plástico durante o evento é a Coopercaps, situada em São Paulo e com 19 anos de existência.

    Dinâmica da ação

    A Braskem terá 4 pontos de coleta de resíduos espalhados pelo autódromo, chamados de Rock and Recycle by Braskem, e mais um estande onde os participantes do festival poderão trocar seus pontos por brindes e realizar o descarte de seus itens de plástico.

    A dinâmica funcionará em um sistema de incentivo, que gera pontos àqueles que levarem seus resíduos plásticos às estações de coleta. Os pontos acumulados poderão ser trocados por brindes exclusivos.      A partir de 30 pontos, o participante poderá efetuar a troca, podendo receber: pochetes, brincos, sacolas de ráfia, capas de chuva, cangas, dispositivo de assistência virtual, entre outros.

    Entre as novidades da ação em 2023, estão os 15 carrinhos de coleta que se movimentarão pelo festival para facilitar a troca de brindes, sendo que 2 deles estarão dentro do Lolla Lounge by Vivo. Além disso, no estande da empresa terá o “Túnel da Reciclagem”, onde os participantes podem acompanhar as três etapas do processo de reciclagem: moagem, lavagem e secagem, com experiências sensoriais.

    Com o mote “No Lolla     BR, seu lixo tem futuro”, a campanha, que foi desenvolvida pela Publicis, incentiva o público a promover o descarte correto dos itens recicláveis, conscientizando a população sobre a importância de colocar em prática a economia circular do plástico.

    Dani Ribeiro, Diretora-Executiva de Criação da Publicis, fala sobre o conceito de comunicação da Braskem para 2023. A criativa explica que “Seu lixo tem futuro” é trabalhado desde a campanha de fim de ano e permeia toda a comunicação da marca para sociedade em 2023.

    “Mais do que ações, a Braskem criou uma plataforma com presença e mensagens consistentes sobre o descarte de resíduos e reciclagem. O recado é que o lixo tem valor, ele volta a ser produto novamente se for descartado corretamente. O seu lixo tem futuro. Promover uma ação como essa em um dos maiores festivais musicais do planeta, é algo inovador e assertivo, pois gera uma conversa necessária com a sociedade, mas de um jeito único e muito bem contextualizado”, explica.

    As peças foram desenvolvidas com ilustrações em 3D, deixando a comunicação visual ainda mais fluida e interessante. Para potencializar o alcance da campanha, o plano de mídia do projeto inclui TV, OOH, rádio, jornais e redes sociais.

    Ficha técnica da campanha

    Cliente: Braskem

    Produto: Institucional

    Campanha: Lollapalooza Brasil 2023

    Título:  LollaBR23

    PUBLICIS

    CCO: Mauro Ramalho

    ECD: Dani Ribeiro e Fabio Astolpho

    DC: Jairo Anderson e Deh Bastos

    ACD: André Leotta e Bruno Donadio

    Criação: Rodrigo Panachão, Lucas Nascimento, Rafael Barbosa, Pedro Espilotro e Jessica Szklarz

    Ilustração: Gelmi Estúdio de Arte

    Artbuyer: Raphael Macedo

    VP Atendimento: Gabriela Borges

    Atendimento: Beatriz Pedrosa, Mariana Corrales e Bárbara Medrado

    VP de Mídia: Mauricio Almeida

    Mídia: Elisa Lustosa, Renata Oliveira, Felipe Peres, Bruna Moraes, Leandro Rodrigues e Fernanda Lima

    Head de Produção: Renata Sayão

    RTV: Luize Oliveira, Renan Sales e Edivania Coimbra

    Project Head: Maria Fernanda Laudisio

    Projects: Rafael Melo e Jessica Novais

    Produção:

    Estúdio de Animação – Tüzüü

    Produção Executiva: Vivi Donegá

    Ilustração e KV: Rodrigo Gelmi

    Direção Executiva: Andrea Marquesi

    Direção de 3D VFX: Fabricio Navarro

    Composição: Felipe Dumer Comaru

    Motion: Guilherme Mourão

    Animatic: Eric Vanucci

    Finalização: Chiquinho Ruiz

    Trilha Sonora: Estúdio Casa da Árvore

    Produtor/Compositor: Pedro Penna

    Locutora: Brenda Mayer

    Atendimento: Renata Costa

    Aprovação no Cliente: Marcelo Arantes, Ana Laura Sivieri, Ana Luiza Leite, Carina Shimizu, Lais Musetti Ramos de Souza, Carolina Pignata, e Gabriela Bacarin

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Relatório Integrado de 2023 já está disponível. Nele você pode conferir nossos resultados, iniciativas e avanços do último...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas. Desde 2019, esse continua sendo o maior compromisso da Braskem...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

      A Braskem e a Veolia se uniram para desenvolver um projeto que utiliza biomassa como fonte de energia renovável na...

    23 de Novembro de 2023
    +
    0

    Segundo a Braskem, a iniciativa ajuda no avanço das suas operações de baixa emissão de carbono para alcançar metas...

    09 de Novembro de 2023