Na série especial de notícias em celebração aos 80 anos do Grupo Novonor, destacamos o desempenho na construção de...
OEC volta a construir escolas em Belo Horizonte através de PPP
DATA: 30/04/2024
Depois de ter construído 51 escolas no âmbito da Parceria Público-Privada (PPP) de Educação formada pela SPE Inova BH e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a OEC voltou a executar a construção de centros educacionais na capital mineira.
A Escola Municipal de Ensino Infantil Cabana é a primeira de quatro unidades que serão entregues pela OEC nesta nova etapa. A segunda obra, a EMEI Havaí, deverá ter início ainda neste mês de abril. As outras escolas a serem construídas são as EMEIs Betânia e Capitão Eduardo. As novas unidades deverão ofertar cerca de 1.500 mil novas vagas, que se somam às mais de 25 mil já criadas pelas escolas entregues pela PPP.
As escolas são construídas com a tecnologia Light Steel Frame, estrutura que permite a realização de obras mais rápidas e limpas, com maior facilidade de execução e manutenção. A estrutura é feita de perfis de aço galvanizado e finalizada com placas de gesso e placas cimentícias. Obras feitas com este sistema construtivo são mais sustentáveis, pois grande parte da matéria-prima utilizada é reciclada. Também, nestas construções, o consumo de água quase não existe.
Centros de Saúde também avançam
A parceria da OEC com a SPE Saúde BH para a construção de Centros de Saúde em Belo Horizonte segue avançando. Entre 2019 e 2023 já foram entregues 48 unidades, executadas com a mesma tecnologia construtiva das escolas. O método viabiliza obras mais sustentáveis, eficazes e com menos desperdício.
Atualmente, estão em andamento a construção de cinco Centros de Saúde: Horto, Conjunto Santa Maria, Heliópolis, Diamante e Dom Orione. Nos próximos meses deverão ser iniciadas as construções de mais seis novas unidades: Céu Azul, Independência, Alameda dos Ipês, Nova York e Minas Caixa.
A Parceria Público-Privada (PPP) da Saúde em BH possibilitará que mais de 1 milhão de habitantes da capital sejam atendidos pelos novos centros.
Cada centro conta com 17 consultórios para atendimentos gerais, incluindo salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacinação, higienização, espaço multiuso, farmácia, área para zoonoses e setores administrativos. Além disso, haverá um consultório odontológico com seis cadeiras para atendimento. O objetivo é oferecer instalações completas e integradas para atender diversas necessidades de saúde da comunidade.
O projeto dos Centros de Saúde construídos pela OEC recebeu reconhecimento internacional ao ser premiado na categoria “Assistência à Saúde” no renomado Global BestProjects, concedido pela revista especializada norte-americana, ENR – Engineering News-Record.
Centro de Materiais e Laboratório
Neste mês de abril, a OEC iniciou construção do Centro de Materiais Esterilizados e Laboratório, que irá unificar o atendimento a todos os Centros de Saúde da capital. A obra será executada com estrutura em concreto pré-moldado e contará com uma área construída de, aproximadamente, 4.500 metros quadrados, distribuída em dois pavimentos tipos e um semienterrado.
Nenhum Comentário