Idioma:

  • OEC recebe prêmio Inova Infra 2022 com método de assentamento de tubulação mais eficiente

    DATA: 24/03/2022

    Publicado por: OEC

    Robô equipado com câmera de alta resolução realiza a conferência interna das soldas

    A metodologia implementada pela OEC para assentamento de tubos em aço carbono na obra do novo sistema de abastecimento de Montes Claros foi o case vencedor do prêmio Inova Infra 2022 na categoria Saneamento / Empresas de Engenharia. Esta é a terceira edição do evento e segunda vez que a construtora inscreve um trabalho.

    A busca pela saída inovadora foi motivada pelo prazo desafiador para execução da obra previsto no edital: 12 meses, incluindo construção e a montagem hidromecânica de todas as estruturas de apoio. O projeto original fornecido pelo cliente havia sido planejado com a utilização de tubos de ferro fundido de 28 e 24 polegadas, numa extensão total de 92,4 km. Seria inexequível no prazo pactuado. Foi preciso assumir o risco atrelado à substituição do material da adutora para aço carbono. Assim, o sucesso da proposta dependeria basicamente de dois fatores: elevada produtividade nas soldas da tubulação e garantia de estanqueidade integral nas juntas soldadas.

    Com o aval do cliente para a concepção apresentada, a equipe lançou mão da inovação para alcançar o objetivo traçado, passando do processo tradicional de juntas com solda topo a topo para a adoção das juntas soldadas do tipo butt-strap, associadas ao uso de luvas FlexSleeve. O resultado foi além das expectativas: a nova metodologia aumentou em 28% a produtividade e proporcionou uma redução de 19% no custo de assentamento dos tubos, superando o desempenho dos métodos convencionais, o que permitiu que fosse atingido o marco de 1,27 km de adutora assentado em apenas um turno de trabalho.

    Para Clébio Batista, gerente de Contrato responsável pela obra, este reconhecimento demonstra o grau de maturidade de nossas equipes, que propuseram a alteração do material construtivo acreditando que obteríamos resultados satisfatórios, o que, de fato, ocorreu. “Estamos muito felizes e cada vez mais entusiasmados em agregar processos inovadores em nossas atividades”, afirma.

    Já para Daniel Lepikson, responsável por Inovação da OEC, é animador perceber que a OEC está cada vez mais atenta a possibilidades disruptivas, que agreguem valor ao nosso negócio e que tragam reais benefícios aos nossos clientes. “A indústria da construção ainda tem muito a desenvolver e iniciativas inovadoras bem-sucedidas como esta são mais do que bem-vindas para fortalecer a cultura da Inovação na OEC, entregar mais valor aos nossos clientes e diferenciar a empresa na conquista de novos contratos”, avalia.

    Todos os cases apresentados foram avaliados por um júri independente, formado por representantes de entidades de Engenharia e Infraestrutura como a Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva (Abratt), Brasinfra, Sinaenco, Sinduscon-MG e Sinicesp. O evento de premiação vai ocorrer no dia 19 de abril, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Alguns cases selecionados serão apresentados na oportunidade.

    Sobre o Sistema São Francisco

    O novo sistema prevê a captação de água do Rio São Francisco através de bombas flutuantes e posterior tratamento numa Estação de Tratamento de Água (ETA) com vazão de 500 litros por segundo, na cidade de Ibiaí. Em seguida, a água tratada é bombeada por quatro Estações Elevatórias (EAT’s) equipadas com cinco conjuntos de motobombas, cada, sendo conduzida através de tubulação em aço carbono por 92,4 km, passando pelos municípios de Coração de Jesus e São João da Lagoa. A água será entregue no Sistema Pacuí, que já está em funcionamento, e seguirá para distribuição na cidade de Montes Claros (MG). No pico das atividades o projeto empregou mais de 600 pessoas.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024