A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
OEC realiza segundo workshop sobre BIM
DATA: 31/07/2024
Nos dias 16 e 17 de julho, a OEC realizou a segunda edição do workshop sobre BIM (Building Information Modeling), que apresentou um panorama do estágio atual da implementação e as perspectivas para o futuro do emprego destes recursos na empresa, além de compartilhar “cases” e tendências. Nesse ano, os integrantes da OEC tiveram a oportunidade de interagir com alguns dos maiores especialistas do mercado, entre professores, consultores e profissionais consagrados.
A abertura do evento contou com a participação de Fábio Gandolfo, Diretor de Infraestrutura no Brasil da OEC, que destacou a importância do BIM para a melhoria da eficiência, produtividade e competitividade da empresa. Em seguida, Sarah Silva e Daniel Lepikson, da equipe de inovação da OEC, apresentaram o estado atual da metodologia na empresa, evidenciando o crescimento da capacitação dos profissionais e o desenvolvimento do Manual BIM OEC para Infraestrutura.
A palestra de Rogério Suzuki, da Vistta|S consultoria, abordou a relação entre BIM e gêmeos digitais para a gestão de ativos, destacando como este é a base para a jornada de transformação digital. Depois, a Autodesk apresentou as últimas novidades em ferramentas BIM, com foco na inteligência artificial e na colaboração através do Common Data Environment (CDE).
Representantes do PROSUB, Ewerton Domingues e Flávia Nobrega, compartilharam o case de modelagem do prédio escola CIAMA, demonstrando os benefícios do BIM em termos de tempo e flexibilidade. Já a JNS apresentou sua experiência em digitalização de ativos no saneamento, com destaque para a modelagem “as is“.
José Carlos Lino, referência internacional no assunto, apresentou o panorama atual do BIM no Brasil e no mundo, enfatizando a importância da interoperabilidade e do OpenBIM. Ivo Mainardi, do Metrô de São Paulo, compartilhou a jornada BIM da companhia, destacando a utilização em diversos projetos e a importância da cultura organizacional. O professor Sérgio Scheer, da UFPR, encerrou o evento abordando as tendências da construção 4.0 e 5.0, com foco na colaboração entre homens e máquinas.
“Nós, da equipe de Inovação, ficamos muito felizes com a realização e o sucesso dessa 2ª edição do Workshop BIM OEC. O evento superou as expectativas. Esta troca de experiências com alguns dos maiores especialistas em BIM do país, além do aprendizado obtido com o conhecimento compartilhado e com os cases apresentados, são fundamentais para consolidar a nossa jornada de transformação digital. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até então e convencidos de que o futuro da construção civil passa pela digitalização, viabilizada com a sistematização do BIM”, disse Daniel Lepikson, responsável pela área de inovação, sobre o evento.
Futuro do BIM na OEC
O workshop demonstrou o compromisso da OEC com a digitalização e o BIM, além de apresentar um panorama completo das tendências e desafios do mercado. A adoção do BIM traz diversos benefícios, como aumento da eficiência, redução de custos e melhoria da qualidade. A jornada da OEC e dos demais participantes demonstra que o BIM é fundamental para a transformação digital da indústria da construção.
Para acessar os materiais do evento, clique aqui.
Nenhum Comentário