A equipe de Laboratório e Qualidade da obra da Ligação Viária de Campo Grande, no Rio de Janeiro, liderada...
OEC inicia obras de manutenção do Emissário Vila Caiçara
DATA: 19/09/2024
A OEC – Odebrecht Engenharia e Construção iniciou as obras de manutenção do Emissário Submarino Vila Caiçara, localizado na cidade de Praia Grande, litoral paulista. A ação visa melhorar a performance do Emissário Submarino de Esgotos Sanitários – Subsistema 3, garantindo condições de saúde à população e mantendo os índices de balneabilidade na região. O equipamento é gerido pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).
A obra está na fase de montagem do emissário, que é constituído por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) de 1.000 mm e blocos de ancoragem em concreto armado. Já foram montados mil metros de tubulação dos mil e quinhentos metros previstos. Também foram realizados serviços de levantamento batimétrico e sondagem sísmica na região onde o emissário será instalado após a conclusão da montagem. O transporte e afundamento do equipamento está previsto para ocorrer no mês de outubro, dependendo da ocorrência de janelas de mar favoráveis pelas condições do fenômeno climatológico La Niña. A instalação definitiva do emissário está prevista para ocorrer até o fim deste ano.
Inovação
O difusor desse emissário tem 270 metros de extensão com 84 risers, desenvolvidos na obra pelas equipes da Sabesp, OEC, SK, Tetra Tech e Transpol. Além da maior eficiência na diluição e dispersão dos efluentes, estes risers são compostos por dois seguimentos: um mais rígido, em tubo de PEAD, para evitar assoreamento, e o outro em mangueira flexível para evitar danos maiores por redes de pesca.
Emissários submarinos são sistemas de disposição oceânica que lançam efluentes sanitários no ambiente marinho, afastando-os da costa e aproveitando a grande capacidade de depuração do oceano devido ao seu elevado volume de água. O Emissário Vila Caiçara tem capacidade vazão de 1,4 metro cúbico por segundo e está dimensionado para atender à demanda de crescimento populacional até o ano de 2040.
Nenhum Comentário