Idioma:

  • OEC entrega o 41º centro de Saúde e conquista a construção da ETA em Xerém

    DATA: 23/02/2023

    Publicado por: OEC

    OEC entrega 41º centro de saúde em parceria público privada com  a concessionária Saúde BH

    A Prefeitura de Belo Horizonte entregou à população o novo Centro de Saúde Santa Amelia. O 41º posto de saúde entregue é resultado de uma Parceria Público Privada entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a concessionária Saúde BH, tendo a OEC como executora das obras.

    PPP Saúde BH - Santa Amélia

    O contrato original previa 40 unidades e foram entregues até outubro de 2022, com cada posto entregue, em média, a cada 15 dias. A excelência em Engenharia e Construção da OEC não só foi capaz de cumprir o prazo, como finalizou todas as obras oito meses antes do previsto. O ritmo acelerado das entregas é possível graças à centralização de diversas unidades em um único contrato, o que gera ganho de escala, e à escolha do método construtivo Light Steel Frame, tecnologia cuja principal característica é a instalação de fácil execução, com fechamento por paredes de gesso acartonadas e/ou placas cimentícias.

    Em abril de 2022, um aditivo foi incorporado ao acordo entre a OEC, a Concessionária Saúde BH e a Prefeitura de Belo Horizonte, e mais 10 Centros de Saúde serão construídos na cidade. No total, a iniciativa irá beneficiar mais de um milhão de pessoas. O mais recente centro de saúde entregue fica no bairro Santa Branca, e atende à população dos bairros Santa Branca, Santa Amélia, Santa Mônica, Itapoã e Jardim Atlântico. Cada unidade tem capacidade de realizar, em média, cerca de 5 mil atendimentos mensais junto aos usuários da região.

    Modelo e estrutura

    Os Centros de Saúde possuem recepção, áreas administrativas, consultórios para as Equipes de Saúde da Família, farmácia, salas de espera, coleta e vacina, consultórios odontológicos, salas de observação, curativos e higienização. Também consta no projeto a implantação de sala multiuso, copa, sala de estar, vestiários, sanitários, espaços para agentes comunitários e controle de epidemias. Os serviços de limpeza e conservação, manutenção predial, segurança patrimonial, engenharia clínica (fornecimento e manutenção de mobiliários e equipamentos) e gestão de utilidades ficam a cargo do parceiro privado – concessionária Saúde BH, que se dedica a todos os serviços que não fazem parte do core business da atividade hospitalar. Já os serviços ligados ao atendimento médico (assistenciais) seguem sob a responsabilidade do parceiro público – Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

    Este modelo traz mais conforto ao gestor público na medida em que ele garante a efetividade da prestação de serviços essenciais para a população. O gestor pode focar em cuidar da qualidade do atendimento médico para melhor atender as pessoas, enquanto o parceiro privado cuida da gestão e manutenção da infraestrutura das unidades, atividade em que é fiscalizado por um verificador independente, avaliado e remunerado mensalmente desde que atinja metas previamente estabelecidas através de indicadores de desempenho. Isso amplia a transparência perante os órgãos de controle.

    Ao final do período de concessão, as estruturas físicas e equipamentos adquiridos ficam todos como parte do patrimônio público, sendo devolvidos em pleno estado de conservação ao poder concedente.

    OEC conquista contrato para construir Estação de Tratamento de Água em Xerém

    Estrutura contará com tecnologia de ultrafiltração e terá baixo custo operacional

    No último dia 27 de fevereiro, o governo do estado do Rio de Janeiro assinou contrato e expediu a ordem de serviço para a construção da Estação de Tratamento de Água de Xerém, na Baixada Fluminense. A OEC – Engenharia e Construção será responsável pela construção do projeto, desde as etapas de terraplenagem, drenagem, passando pelas estruturas em concreto armado, casas de bombas, subestação de entrada de energia elétrica, edificações administrativas e laboratoriais, bem como executará o projeto de urbanismo local.

    Em consórcio com a Enfil Controle Ambiental, a OEC vai implementar a tecnologia de ultrafiltração na ETA Xerém. O processo garante uma qualidade superior de água tratada em comparação ao convencional, com menor utilização de produtos químicos. Além disso, o sistema mais compacto e modular é facilmente adaptável às variações de qualidade e quantidade de água a ser tratada. Outra vantagem é o baixo custo operacional pela automatização do processo.

    O investimento da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) vai melhorar o abastecimento de água para os 3º e 4º Distritos de Duque de Caxias e deve gerar 360 empregos diretos e 1.440 indiretos no pico de produção. O prazo para execução da obra é de 24 meses, além de 12 meses em operação assistida. A obra foi orçada em R$ 207 milhões.

    Novo Marapicú – No último mês de janeiro, o governo fluminense assinou contrato de outra licitação conquistada pela OEC – Engenharia e Construção na região. O reservatório Novo Marapicú terá capacidade para armazenamento de 55 mil metros cúbicos e vai beneficiar mais de 3 milhões de pessoas nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis e Belford Roxo e na capital, Rio de Janeiro.

     

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    Consórcio liderado pela construtora brasileira conquistou um novo projeto no Porto de Miami, com investimento de R$ 320 milhões...

    19 de Março de 2024