Idioma:

  • Odebrecht recebeu especialistas na 3ª edição do Workshop BIM

    DATA: 24/07/2025

    Publicado por: Odebrecht Engenharia & Construção

    A Odebrecht Engenharia e Construção promoveu a terceira edição do Workshop BIM nos dias 15 e 16 de julho, iniciativa que tem como objetivo disseminar boas práticas e aprimorar o conhecimento dos integrantes em relação ao BIM (Building Information Modelling), reforçando o compromisso da empresa com a inovação. O evento, organizado pelo Núcleo BIM da Odebrecht, reuniu especialistas relevantes no mercado e no meio acadêmico, como Eduardo Toledo, André Fregolente, Joyce Delatorre e Rogério Lima.

    No primeiro dia, Sarah Silva, da equipe de Inovação da Odebrecht, apresentou o panorama atual do BIM na construtora e as ações estratégicas em curso. Na sequência, Joyce Delatorre, da Autodesk, introduziu a solução “Forma”, plataforma para colaboração em nuvem que propõe a unificação dos fluxos de trabalho, com funcionalidades de IA. Cesar Calderaro, representante da Construtivo, mostrou a ferramenta “Cintoo” voltada para a manipulação de dados obtidos por meio do processo de captura da realidade. Representando a Hexagon, André Fregolente abordou o BIM na área industrial, ressaltando a importância da definição de fluxos de trabalho para a fluidez das informações em contratos EPC, além de provocar reflexões sobre os desafios, particularidades e complexidades inerentes desse setor. Finalizando as apresentações do dia, Álvaro Cavalcanti e Clauss Ocke apresentaram o case da Ponte de Guaratuba, reforçando a importância de ter um Plano de Execução BIM (BEP) bem definido e a colaboração entre as áreas.

    O segundo dia teve início com a apresentação “BIM do amanhã”, realizada pelo prof. Dr. Eduardo Toledo, que abordou as principais tendências no BIM e refletiu sobre o entendimento de BIM como Inovação. Rogério Lima, diretor do instituto Zigurat, parceiro da Odebrecht, discutiu a IA na Construção e no BIM, ressaltando a importância de modelos com objetos bem classificados, informações estruturadas e usos definidos para a aplicação da IA sobre uma base de dados organizada.  Representando a SPBIM, Julio Cesar exemplificou a aplicação de levantamento de realidade e desenvolvimento de projeto para a fachada da Torre Rio Claro Offices. Encerrando o evento, o arquiteto Rogério Suzuki, da Vistta|S Consultoria, apresentou o uso de ferramentas para estudos de simulação construtiva (“estudos 4D”). Ele destacou o software Simple BIM, que permite editar atributos de objetos em modelos existentes, evitando retrabalho e aproveitando informações de etapas anteriores.

    O Workshop reforçou que o BIM tem ganhado maturidade no mercado e que o tema é relevante na Odebrecht. É crucial acompanhar as particularidades de cada mercado e contrato em conjunto com as evoluções tecnológicas para gerar sinergia necessária de modo que os benefícios sejam observáveis através de resultados. As ações estratégicas da Odebrecht visam explorar a inovação do BIM para difundir as melhores práticas de Engenharia Digital nos canteiros.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Nos dias 2 e 3 de julho, a equipe de Pessoas & Organização da Odebrecht Engenharia & Construção esteve...

    22 de Julho de 2025
    +
    0

    Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2025, foi realizado em São Paulo o 12º Congresso Internacional...

    02 de Julho de 2025
    +
    0

    A Prefeitura Municipal de Soledade (RS), o SENAI e o Consórcio Construtor ViaSul – formado pelas construtoras Odebrecht e PowerChina – abriram vagas para o Programa...

    30 de Junho de 2025
    +
    0

    Entre os dias 9 e 13 de junho, as frentes de trabalho do Consórcio Construtor ViaSul, formado pelas empresas...

    30 de Junho de 2025