A equipe de Laboratório e Qualidade da obra da Ligação Viária de Campo Grande, no Rio de Janeiro, liderada...
Odebrecht entrega mais de mil apartamentos no Panamá
DATA: 03/01/2018
Dezembro marcou o início de uma mudança progressiva na vida de milhares de panamenhos: foram entregues as primeiras 1020 chaves do residencial Alto de Los Lagos, que integra um importante projeto de revitalização urbana em Colón, segunda maior cidade do Panamá.
O Consórcio Nuevo Colón – composto por Odebrecht Engenharia e Construção e Construtora Urbana S.A. – realizou em 5 de dezembro a entrega dos apartamentos. O residencial integra o Projeto Renovação Urbana de Colón, que prevê ao todo 5 mil unidades residenciais – das quais, 20% serão adaptadas para pessoas com deficiência e na terceira idade.
Risco social
As famílias beneficiadas com as novas moradias foram escolhidas por meio de uma avaliação social prévia, que teve como critério principal o de que os selecionados morassem em imóveis condenados ou construções em condições de risco social.
É a primeira vez no país que um projeto oferece uma solução habitacional de interesse social, com apartamentos planejados de maneira que seus ocupantes possam obter um aproveitamento de luz e de ventilação, evitando a utilização exagerada de luz elétrica. O residencial também conta com locais com livre acesso a wifi, sub-delegacia, corpo de bombeiros, subprefeitura, áreas comerciais, edifício com serviços institucionais e centros educativos e de atendimento social.
“Estamos tornando realidade a primeira etapa do compromisso que assumimos em julho de 2015, quando prometemos melhores tempos para Colón, com moradias dignas, integração social, novos espaços de recreação e oportunidades de desenvolvimento”, destacou Juan Carlos Varela, presidente da República, durante a cerimônia de entrega. “Peço ao povo de Colón que cuide deste lugar que lhe pertence e que foi construído pelos próprios colonenses”.
Capacitação
O projeto tem mostrado que faz a diferença antes mesmo das primeiras chaves entregues. O Programa de Integração Humana (PIH), executado por meio do Programa Novo Colón em Família, tem oferecido capacitação profissional para os moradores locais, com o objetivo de fomentar a cultura da paz e da convivência pacífica.
“Estamos orgulhosos de participar da transformação urbana de uma província tão bonita e de promover uma cultura de integração humana, com responsabilidade social entre seus moradores”, lembra Tito Serra, responsável pelo Contrato. Em 24 meses de obras, já foram empregados mais de 3 mil profissionais, dos quais 90% são moradores da cidade.
Mudança de ares
Quando for concluída, a Renovação Urbana de Colón promoverá uma transformação na vida dos seus habitantes. Na parte antiga da cidade, serão reconstruídas ruas e avenidas e melhoradas as redes para fornecimento de eletricidade e aterro, além do sistema de esgoto sanitário. Em 16 de dezembro foi entregue a primeira fase do Passeio Marino. O primeiro mirante do país no mar do Caribe terá ciclovia, anfiteatro, quadras poliesportivas e áreas de lazer. A revitalização também inclui recuperação de fachadas, instalação de redes sanitárias e pluviais e paisagismo.
Nenhum Comentário