A Prefeitura Municipal de Soledade (RS), o SENAI e o Consórcio Construtor ViaSul – formado pelas construtoras Odebrecht e PowerChina – abriram vagas para o Programa...
Odebrecht convidada para aula inaugural do Mestrado em Inovação da USP
DATA: 25/06/2025
No último dia 11 de junho, a Odebrecht esteve presente no evento que marcou a aula inaugural do ConstruInova, o curso de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). A empresa foi representada pelo Gerente de Inovação, Daniel Lepikson, que participou como palestrante.
Realizado no mesmo prédio que abriga o curso de Engenharia Civil da USP, o evento também contou com as presenças de dois ex-alunos do programa, Rafael de Pádua e Giovanni Bruno Schiffini, que, respectivamente, abordaram os temas “Nova metodologia para avaliação de ativos imobiliários passiveis de remodelação e reuso, baseada no potencial retorno financeiro do investimento” e “Desenvolvimento de um algoritmo de IA para a identificação e classificação de danos em pavimentos de rodovias”. O programa do curso tem um foco específico em inovação na construção civil e na indústria 4.0, temas abordados por Daniel na oportunidade.
Em sua fala, Lepikson levantou a discussão sobre como inovar na indústria da construção pesada. Para ele, pelo fato de ser um setor muito tradicional, o processo de inserção de novas tecnologias é mais lento e difícil. Para comprovar sua tese, usou os resultados de uma pesquisa da consultoria McKinsey, de 2017, sobre como melhorar a produtividade. O trabalho afirma que o setor da construção enfrenta um problema crônico de produtividade, crescendo apenas 1% ao ano nas duas décadas anteriores, muito abaixo de outros setores. O relatório propõe sete áreas de ação, envolvendo digitalização, reengenharia de processos e capacitação da força de trabalho, que podem aumentar a produtividade em até 60%. Se implementadas, essas mudanças poderiam gerar US$ 1,6 trilhão em valor agregado, atendendo metade da demanda global por infraestrutura.
A oportunidade serviu também para apresentar a Jornada de Inovação na Odebrecht, desde a criação do programa OEC IN, em 2019, a entrada da empresa no Hub Inovabra Habitat, iniciativa do Bradesco para acelerar a inovação, em 2020, finalizando com a apresentação da mais recente edição do e-book “Construindo a Inovação”, com todos os aprendizados adquiridos ao longo do processo de produção.
“A participação em eventos como este é de extrema importância, especialmente quando promovidos por instituições de ensino de excelência, como a USP. Além de divulgar as ações de Inovação da empresa no mercado – um pilar fundamental da nossa estratégia –, é uma excelente oportunidade para nos atualizarmos sobre as últimas tendências e pesquisas em curso, e para explorar novas conexões e parcerias. Adicionalmente, consideramos nobre a tarefa de contribuir para a formação dos jovens engenheiros e futuros mestres do programa ConstruInova, organizado pelo Departamento de Construção Civil da Poli. Esta valiosa oportunidade reflete a crescente aproximação entre nossa área de Inovação e a Escola Politécnica, uma parceria de longo prazo que começa a render resultados”, afirma.
Parceria entre Odebrecht e USP
Desde março do ano passado, a Odebrecht mantém uma parceria com a Empresa Júnior da USP (Poli Júnior). A ação tem por objetivo o intercâmbio de conhecimento entre as organizações, representando uma maior aproximação da Odebrecht com o ambiente universitário.
A Poli Júnior é a maior Empresa Júnior do Brasil. Formada por cerca de 180 estudantes dos diferentes cursos de Engenharia da Escola Politécnica da USP, presta serviços nos segmentos de Arquitetura e Construção Civil, Tecnologia e Inovação, Gestão Empresarial e Consultoria e Inteligência e Análise de Dados. Com mais de 34 anos de atuação, a Poli Júnior já executou mais de mil projetos, sendo uma instituição sem fins lucrativos gerida pelos próprios alunos da Poli com apoio do corpo docente da Escola.
A parceria compreende, por parte da Odebrecht, a apresentação de estudos de caso de projetos, visita a obras em andamento, intercâmbio de conhecimento na área de Inovação, apresentações relacionadas à Gestão de Pessoas e Liderança, bem como mentoria voluntária aos membros da Poli Júnior.
Nenhum Comentário