No último dia 13 de agosto, as áreas de Comunicação Social e Segurança do Trabalho do Consórcio Construtor ViaSul...
Odebrecht convida Construct IN para webinar sobre processo de Captura da Realidade no Brasil
DATA: 20/08/2025

No último dia 5 de agosto, a comunidade de conhecimento Industrial da Odebrecht Engenharia & Construção realizou um webinar focado no processo de captura da realidade, apresentado pela empresa Construct IN. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar a Inovação e o uso de tecnologias de ponta nos canteiros de obras da empresa.
O principal objetivo da ação foi demonstrar, através de casos práticos já implementados no Brasil, como essas ferramentas podem gerar ganhos significativos em eficiência, transparência e controle de execução, fortalecendo a excelência operacional da companhia.
Durante a apresentação, Tales Silva, CEO da Construct IN detalhou o ciclo completo da aplicação da tecnologia, desde a captura de dados precisos no campo até sua integração para gerar relatórios visuais confiáveis e em tempo real. Foram apresentados exemplos com resultados mensuráveis que evidenciam melhorias no monitoramento remoto, na comunicação com stakeholders e no controle de qualidade. Além disso, a discussão aprofundou os benefícios diretos na gestão físico-financeira e no planejamento, destacando o potencial da tecnologia para a redução de retrabalho, um dos maiores desafios do setor.
Pensando em perspectivas futuras, foi observada a importância de traçar caminhos para a integração dessas novas tecnologias aos processos existentes e os passos para uma implementação em larga escala nos projetos da empresa. A abordagem digital não apenas otimiza as operações atuais, mas também fortalece a capacidade de inovação e aumenta a produtividade em grandes obras, consolidando o compromisso da Odebrecht com a vanguarda da transformação digital na engenharia.
Para Cristiano Silva, engenheiro civil da equipe de Engenharia Industrial na Odebrecht Engenharia & Construção, a tecnologia de captura da realidade não é novidade na empresa, com seus primeiros usos remontando ao início dos anos 2000. “A novidade consiste em integrar esse “big data” obtido através do processo de captura da realidade aos fluxos de engenharia em geral (infraestrutura e industrial), de forma interoperável, segura, confiável e, principalmente, gerando resultados para todos os envolvidos através do uso inteligente dessa massa de informação”, avalia.
Nenhum Comentário