Na série especial de notícias em celebração aos 80 anos do Grupo Novonor, destacamos o desempenho na construção de...
Odebrecht conclui venda da Inova BH
DATA: 18/10/2018
Dentro do seu programa de reestruturação empresarial e fortalecimento de capital, o Grupo Odebrecht concluiu o processo de venda para o grupo Transpes – Transportes Pesados S/A da Inova BH, primeira Parceria Público-Privada (PPP) na área de educação no Brasil.
Esta iniciativa pioneira é responsável pela construção e administração de 51 unidades de ensino em Belo Horizonte. São 46 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Mais de 30 mil alunos e 3 mil profissionais da Prefeitura de Belo Horizonte puderam usufruir dos serviços oferecidos pela concessionária em seus cinco anos sob a administração da Odebrecht. Não haverá interrupção dos serviços prestados.
A Inova BH é responsável por construir, operar e prestar por 20 anos todos os serviços não pedagógicos nas unidades educacionais relacionadas no contrato de concessão. A responsabilidade pedagógica é do poder público. A parceria privada, além de construir 51 unidades de ensino, presta serviços de portaria, segurança patrimonial, limpeza, jardinagem, controle de pragas, manutenção hidráulica, elétrica e predial, disponibilização de mobiliário, fornecimento e higienização de enxoval, e provimento de materiais descartáveis. Anualmente, Inova BH oferece cerca de 25 mil vagas a alunos na capital mineira.
Para Clébio Batista, presidente da Inova BH, o desafio de implantar a primeira operação de PPP em educação no Brasil trouxe grandes aprendizados. “Alcançamos o objetivo de fazer com que os professores e coordenadores pedagógicos não precisem se dedicar a nada que não seja voltado diretamente à educação das crianças e adolescentes. Projetos como esse ajudam a transformar a realidade da cidade e do país”, diz Batista.
Nenhum Comentário