A obra da Refinaria do Lobito recebeu esta semana o Presidente da República, João Lourenço, e o ministro dos...
Odebrecht Angola vai construir linha férrea Luena Saurimo
DATA: 28/01/2026
Saurimo, 27 de Janeiro de 2026 – Teve lugar hoje a cerimônia de lançamento da primeira pedra e a assinatura do auto de consignação da obra do troço Luena (Moxico) – Saurimo (Lunda Sul) do Caminho de Ferro de Benguela, em Angola. A empreitada será executada pela construtora Odebrecht Engenharia e Construção no país africano. Com uma extensão de 260km e um prazo de execução de 60 meses, a nova linha férrea deverá criar cerca de 2.000 postos de trabalho, constituindo um marco relevante para o setor dos transportes terrestres e um importante impulso para a economia regional.
O Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, presente na cerimônia, disse que “este investimento estratégico vai ser fundamental para o desenvolvimento das províncias do Moxico e da Lunda-Sul. A nova linha férrea vai potencializar a circulação de pessoas e mercadorias, vai impulsionar a economia local e vai reforçar a integração logística nacional e regional.”
Rodrigo Melo, Presidente da Odebrecht Angola, acrescentou: “A assinatura deste contrato vai reforçar a confiança que o Governo e a sociedade depositam na capacidade de entrega da Odebrecht em Angola. Esta obra representa um marco histórico nos transportes terrestres e vai contribuir de forma decisiva para o crescimento econômico e social da região.”
O projeto vai permitir uma melhoria substancial na circulação de pessoas e mercadorias na região leste, vai apoiar o desenvolvimento do Plano de Fomento à Produção de Cereais e vai aumentar a eficiência no escoamento da atividade agrícola e de produtos transformados para os principais portos, reduzindo custos logísticos. A linha vai garantir conectividade com o Caminho de Ferro de Luanda, em Saurimo, e vai preparar o país para uma futura ligação à República Democrática do Congo, potenciando o transporte de recursos minerais estratégicos, como cobre, cobalto e manganês.
Com 41 anos de presença contínua no país, a Odebrecht possui vasta experiência internacional na construção de linhas ferroviárias, tendo executado mais de 2.800 km em África, Europa e América, destacando-se pelo compromisso com a excelência técnica e o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.
O início deste projeto vai simbolizar um passo decisivo na modernização da infra-estrutura ferroviária e no fortalecimento do sector de transportes. A construção da linha férrea Luena -Saurimo reafirma a aposta na integração logística, no crescimento econômico sustentável e na criação de oportunidades concretas para milhares de trabalhadores e para a comunidade local.



Nenhum Comentário