Idioma:

  • Ocyan começa a utilizar impressão em 3D para atender projetos

    DATA: 09/02/2022

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan, empresa de óleo e gás, deu início à impressão de peças em 3D para atender sua cadeia de suprimentos. A primeira experiência foi a criação de um filtro utilizado no sistema de água potável das sondas da companhia. A confecção dessas peças por meio dessa tecnologia poderá diminuir gastos com logística, que incluiu o abastecimento das sondas que operam a dezenas de quilômetros da costa brasileira. A produção do filtro gerou uma integração ainda maior de expertises da empresa incluindo os setores de suprimentos, inovação e engenharia. O 3D é amplamente utilizado nas indústrias automobilísticas, aeroespaciais e de medicina, mas ainda não é comum no mercado de óleo e gás. Umas das vantagens da tecnologia é buscar materiais mais leves e resistentes.

    “O mercado de óleo e gás apresenta muitas oportunidades e esse é mais um importante passo que nos abrirá um leque de opções na área tecnológica. Nos últimos anos, a impressão 3D vem revolucionando os métodos tradicionais de manufatura, trazendo uma maior liberdade de design, possibilidade de digitalização do estoque, assim como redução de custos. São esses ganhos que queremos alcançar”, explica Lineu Aguiar, analista de Suprimentos da Ocyan. A impressão de peças no local contribuirá ainda para reduzir gastos e racionalizar a cadeia de suprimentos, o que ajuda no cumprimento de metas de ESG.

    Após essa experiência, considerada exitosa pelas áreas técnicas, a Ocyan já iniciou o trabalho para a impressão de outras peças. O projeto foi possível depois de uma busca por parceiros no Brasil capazes de prestar este serviço.

    Para a produção da primeira peça, a equipe de Manutenção e Serviços offshore realizou a elaboração de um desenho técnico, a partir da utilização de técnicas de engenharia, com o objetivo de tornar a peça parte do acervo digital da Ocyan. “O desenho elaborado por nós foi enviado para nossa consultoria e eles fizeram um modelo 3D para a impressão. O material que utilizamos para manufatura não é exatamente o mesmo da peça anteriormente utilizada. Nossa opção foi fazer uma adaptação que atende a todas as especificações e traz uma redução de custos”, complementa Lineu Aguiar.

    O custo final da peça foi 33% inferior àquele pago à fornecedora tradicional, localizada em Singapura. Além desse ganho, os custos logísticos também foram reduzidos. A viabilidade da produção com tecnologia 3D de outras peças será analisada caso a caso, uma vez que nem sempre o custo da impressão será inferior ao daquela adquirida no mercado.

    O projeto de manufatura aditiva está sendo liderado por uma equipe multidisciplinar de suprimentos com grande apoio das áreas de inovação, engenharia e Manutenção e Serviços Offshore.

    O projeto de manufatura aditiva

    A área de suprimentos da Ocyan, em conjunto com uma consultoria francesa, realizou uma análise da eficiência da impressão dos materiais que são mais consumidos por todas os setores da empresa e listou os materiais que poderão ser confeccionados por meio de impressão. A produção dessas peças possibilitará a digitalização do estoque, reduzindo o tempo de entrega e menores custos. A longo prazo, será possível a aquisição de impressoras para que a Ocyan tenha mais autonomia no processo. “Hoje, o mercado brasileiro ainda é embrionário, mas estamos em conversas com players do mercado nacional, que tem potencial de prestar o serviço de impressão 3D”, finaliza.

    Sobre a Ocyan

    A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. A companhia encoraja também a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Fazem parte da frota da empresa atualmente cinco unidades de perfuração e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading). A Ocyan desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações: www.ocyan-sa.com

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024