Idioma:

  • Ocyan apresenta resultados de aceleração de cleantechs em Demoday

    DATA: 28/02/2023

    Publicado por: Ocyan

    Em evento realizado no começo de fevereiro, em sua sede, a Ocyan recebeu as três cleantechs selecionadas para seu programa de aceleração, o Ocyan Waves Booster. Empreendedores da CarbonAir Energy, do Rio de Janeiro (RJ), Atlas Power, de Florianópolis (SC) e TidalWatt, de Santos (SP) puderam apresentar os resultados da jornada de aceleração e esclarecer dúvidas dos mentores e do Comitê de Inovação da Ocyan.

    “Estamos muito felizes com os resultados do novo programa da plataforma Ocyan Waves, o qual vai nos permitir contribuir com ações no âmbito da transição energética. Durante seis meses de trabalho e troca de experiências, podemos comemorar a nossa contribuição para o ecossistema de startups que lidam com esse tema”, celebra Patrícia Grabowsky, gerente de Inovação da Ocyan.

    A primeira apresentação foi do time da Atlas Power, que desenvolve soluções inovadoras de armazenamento de energia em baterias, com foco em energia solar. Explicaram o conceito, o uso da matriz e os valores do projeto. “O custo é baixo, a durabilidade é maior e apresenta facilidade de adaptação. Nosso objetivo é lançar o battery as a service no terceiro trimestre de 2023”, destaca Diogo Seixas, sócio da Altas. Ele mencionou também que a ideia está em fase avançada já com validação técnica. O desafio agora é a validação do mercado e a obtenção da patente verde.

    Depois foi a vez do Mauricio Queiroz, da TidalWatt, startup de geração de energia elétrica a partir de correntes marítimas. “É uma nova proposta que envolve muitos estudos técnicos. Estamos na fase de validação técnica e pretendemos iniciar os ensaios em breve. Na nossa proposta, a geração de energia é feita a partir da captura da energia que é gerada pelo movimento natural das correntes existentes nos oceanos e rios, o que nos dá a possibilidade de atender hidrelétricas e clientes do mercado offshore, como a Ocyan”, pontua o sócio, que lembrou já ter a concessão da patente verde no Brasil.

    Por fim, a equipe da CarbonAir, a primeira startup no Brasil a desenvolver tecnologias para captura e utilização de CO2, apresentou o conceito usado para ambientes internos, sobretudo para prédios comerciais. José Adolfo Oliveira, sócio da startup, ressaltou o desenvolvimento da startup no programa.

    O evento ainda contou com um painel com Hudson Mendonça, Champion do MIT Reap no Brasil, e Maximiliano Carlomagno, sócio da Innociense, consultoria que auxilia a Ocyan no programa de startups. No debate foram destacadas tendências do setor de energia, tais como o surgimento das startups conhecidas como deeptechs, os desafios no relacionamento com as grandes empresas e papéis dos atores em um ecossistema de inovação. A ideia foi aquecer o público presente e provocá-los antes de assistirem aos pitches das startups. Ao final, as startups e mentores receberam prêmios de reconhecimento a participação no programa.

    Próximos passos

    Após o evento, o Comitê de Inovação da Ocyan, formado pelo CEO e outros vice-presidentes da empresa, além dos mentores, se reuniram para decidir os caminhos a serem propostos para cada startup. A empresa poderá realizar investimentos (além do aporte inicial já feito nessa fase de aceleração), estabelecer parcerias ou monitorar a evolução de cada uma delas. Muito importante destacar que o objetivo principal é o de apoio no desenvolvimento da startup para o ecossistema de inovação, sem necessariamente avançar para uma relação cliente-fornecedor ou investidor – investida.

    Histórico

    O Ocyan Waves Booster foi criado em 2022 como um novo programa da plataforma Ocyan Waves e, ao longo de seis meses, disponibilizou 52 horas de mentorias e encontros, com debates e estudos sobre os temas mercado, produto, modelo de negócio, gestão de time e de capital.

    O time contou com mentores especialistas, mentores padrinhos e o time de inovação da empresa, além de mentores externos convidados, como Hector Gusmão, CEO e Co-Founder da Bolder, e Orlando Ribeiro, consultor em inovação na Neo Okeanos e investidor anjo da Urca Angels.

    Nesta primeira edição, 73 startups se inscreveram no programa, sendo que 20 delas passaram pela fase de entrevistas, sete avançaram no pitch day e três foram selecionadas e aceleradas.

    “Ficamos honrados em saber que contribuímos positivamente no amadurecimento destas cleantechs. A experiência foi de grande desenvolvimento tanto para as startups quanto para os integrantes, que puderam ter esse contato direto com os empreendedores através das mentorias. Certamente iremos colher excelentes resultados no futuro”, finaliza Patricia Grabowsky, gerente de Inovação da Ocyan.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024